A Académica venceu hoje o Leixões, em Matosinhos, 2-1, num jogo da 34.ª e última jornada da II Liga portuguesa de futebol, mas tal não chegou para ir ao ‘play-off’ da subida.
A equipa de Coimbra chegou a este jogo em situação desfavorável na luta pela derradeira possibilidade de atingir a I Liga, que era alcançar o terceiro lugar, mas fez a sua parte, impondo-se ao Leixões.
PUBLICIDADE
O que correu mal para a equipa coimbrã foi que o Arouca, terceiro classificado, recebeu e bateu o Chaves (3-1) e vai discutir com o Rio Ave a última vaga disponível no principal escalão do futebol português.
A Académica dominou o primeiro quarto hora, com mais bola e iniciativa, mas o Leixões conseguiu depois equilibrar, sair mais facilmente do seu meio-campo do que se verificara até essa altura e lançar alguns ataques.
Depois de várias ameaças, uma da Académica e várias do Leixões, os matosinhenses chegaram ao golo aos 36 minutos, por André, que foi mais determinado do que a defesa contrária na luta por uma bola dividida.
A Académica igualou no arranque da segunda parte, através de Mayambela, que aproveitou bem um lançamento longo de Rafael Vieira para as costas da defesa do Leixões.
Guima viu o segundo cartão amarelo aos 52 minutos, seguido do vermelho, e deixou a equipa de Coimbra em inferioridade numérica, mas o Leixões, algo passivo, não tirou partido da situação e permitiu mesmo que o adversário tivesse bola e lançasse alguns ataques.
Sem nada a perder, a Académica arriscou, empurrou o Leixões para trás e acabou mesmo por marcar aos 90 minutos, por Fábio Vianna, o golo que lhe valeu o triunfo e que de algum modo premiou o seu ‘forcing’ final em busca dos três pontos.
Veja o Direto NDC com o treinador da Académica:
Veja o Direto NDC com o treinador do Leixões:
Jogo disputado no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões – Académica, 1-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, André, 36 minutos.
1-1, Mayambela, 50.
1-2, Fábio Vianna, 90.
Equipas:
– Leixões: Tiago Silva, Edu Machado, Pedro Pinto, Ricardo Teixeira, Seck, Bruno Monteiro (Ousmane, 85), Christophe Nduwarugira (Morim, 70), André (Belkheir, 85), Kiki (Sapara, 57, Rodrigo (Joca Samuel, 70) e Nenê.
(Suplentes: Stefanovic, Tiago André, Sapara, Avto, Joca Samuel, Morim, Vando, Ousmane e Belkheir).
Treinador: José Mota.
– Académica: Mika, Fabiano, Rafael Vieira, Zé Castro, Bruno Teles, Dias (Diogo Pereira, 81) Mimito (Dani, 80), Guima, Sanca (Chaby, 63), Mayambela (Fábio Vianna, 84) e Bouldini.
(Suplentes: Stojkovic, Silvério, Dani, Fábio Vianna, Diogo Pereira, Gabriel, Mike, Kay e Chaby).
Treinador: Rui Borges.
Árbitro: João Bento (AF Santarém).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Edu Machado (07), Guima (44 e 52), Fabiano (59), Zé Castro (80), Bouldini (90+2) e Chaby (90+3). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Guima (52).
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE