Desporto

Taça de Portugal em Coimbra: Benfica procura do 84.º título, Sporting de Braga o sexto

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 21-05-2021

O Benfica procura no domingo reforçar a liderança do ‘ranking’ português de troféus no futebol, adicionando o 85.º, enquanto o Sporting de Braga vai tentar conquistar o seu sexto ‘caneco’.

Para já, estão ambos em ‘branco’ em 2020/21, após a vitória do FC Porto na Supertaça Cândido de Oliveira, sobre o Benfica, e do Sporting na Taça da Liga, numa final com o Sporting de Braga, e na I Liga, num cetro assegurado a duas rondas do fim.

Em Coimbra, estará em jogo o quarto e último troféu da atua época futebolística nacional, na final da Taça de Portugal, prova que os ‘encarnados’ já conquistaram em 26 ocasiões, para apenas duas dos ‘arsenalistas’.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Curiosamente, e sendo a 38.ª final do Benfica e a sétima do Sporting de Braga, será a primeira entre os dois conjuntos, que apenas se defrontaram em eliminatórias, numa total de 10, com cinco apuramentos para cada lado.

Os ‘encarnados’ são a equipa que mais vezes venceu a Taça de Portugal e também lideram destacados o ‘ranking’ de triunfos na I Liga (37) e na Taça da Liga (sete).

Nestas duas provas, os bracarenses têm trajetos muito distintos, pois nunca se sagraram campeões nacionais, mas já ganharam a mais jovem das competições, a Taça da Liga, e em duas ocasiões, em 2012/13 e 2019/20.

Além dos dois troféus na Taça de Portugal e de outros tantos na Taça da Liga, o Sporting de Braga apenas tem mais um ‘caneco’ no currículo, a Taça Intertoto, prova que arrebatou em 2008, sob o comando de Jorge Jesus.

Os ‘arsenalistas’ foram declarados vencedor da prova porque, na época 2008/09, conseguiram chegar mais longe na Taça UEFA – aos oitavos de final – do que as restantes 10 equipas finalistas da Taça Intertoto.

Quanto ao Benfica, conta, internamente, mais 11 conquistas, nomeadamente oito edições da Supertaça Cândido de Oliveira e três do extinto Campeonato de Portugal, provas que os minhotos nunca arrebataram.

Além das provas nacionais, o Benfica ostenta três provas internacionais, incluindo as duas ‘meninas dos seus olhos’, as duas ‘orelhudas’, os troféus correspondentes às vitórias na Taça dos Campeões Europeus de 1960/61 e 1961/62.

No Museu do Benfica, está também, em grande destaque, a Taça Latina, prova antecessora da Taça dos Campeões que os ‘encarnados’ arrebataram em 1950, mas que não conta para o total de títulos, por não ser reconhecida pela FIFA.

Nas contas entre os ‘grandes’, o Benfica, que arrebatou o seu último troféu a abrir a época passada, com um 5-0 ao Sporting na Supertaça Cândido de Oliveira, tem mais quatro ‘canecos’ do que o FC Porto e 31 em relação ao Sporting.