Coimbra

Videovigilância na Baixa de Coimbra “em fase de testes”. Sorria. Data de arranque ainda é miragem!

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 06-05-2021

O sistema de videovigilância instalado na Baixa de Coimbra que se encontra há mais de dois meses “em fase de testes finais”, como o município havia comunicado ao NDC, continua sem data prevista para arranque oficial de funcionamento.

PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra contactou a autarquia local para perceber se já existe data prevista para o início oficial da vigilância do centro histórico de Coimbra, mas fonte o município referiu que essas informações e a operacionalização do processo estão a cargo do Comando Distrital da PSP de Coimbra.

A mesma fonte relembrou que foi o município que “ instalou o sistema e adquiriu os serviços de comunicações para interligação das câmaras de vigilância com o posto de comando da PSP, estando agora a ser afinados os procedimentos, designadamente a verificação da qualidade da imagem captada e o reforço da sinalética na via pública, de acordo com a legislação em vigor”.

PUBLICIDADE

“Já em outubro [de 2020], o presidente da autarquia, Manuel Machado, salientou que os serviços municipais ou terceiros não vão ter intrusão no sistema, que será gerido unicamente pela PSP de Coimbra”.

O NDC contactou a PSP para apurar em que fase do processo se encontra o plano de videovigilância da Baixa de Coimbra, mas apolícia não quis prestar esclarecimentos nem avançar uma data para o arranque oficial. Confirmou apenas que ainda se estão a desenvolver testes relativos ao funcionamento dos dispositivos de videovigilância já instalados em diversas ruas do centro histórico conimbricense. 

PUBLICIDADE

publicidade

O concurso público lançado pelo Município de Coimbra no final de julho de 2020, previa um montante de 121.932 euros para o fornecimento, aplicação e programação dos equipamentos para o processo de reativação do sistema de videovigilância do Centro Histórico da cidade de Coimbra, como o NDC noticiou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE