Região

Figueira da Foz celebra Dia Mundial do Livro com iniciativa de promoção da leitura e da literacia científica

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-04-2021

O Município da Figueira da Foz comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril, com o lançamento da iniciativa “Biblioteca Fora de Portas – LER EM CASA”, promovida pela Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás em colaboração com a SMS – Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça, no âmbito do Projeto Rios.

PUBLICIDADE

“Biblioteca Fora de Portas – LER EM CASA” é uma ação cujo objetivo é promover literacia científica e a promoção da leitura junto do público em geral. Assim, serão organizadas “caixas” de documentos (livros, revistas, DVD´s) do fundo documental da Biblioteca Municipal, que abordam temáticas ligadas à ciência e ao património cultural local, que irão circular em regime de empréstimo domiciliário, junto das famílias que habitam na proximidade da Ribeira de Seiça.

No Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, será entregue a primeira caixa com livros a uma família residente na localidade de Casenho, freguesia do Paião, a título de empréstimo domiciliário pelo período de duas semanas, e após esse período regressa à biblioteca onde ficará em quarentena durante uma semana.

PUBLICIDADE

Quando a primeira caixa for recolhida, será entregue, nos mesmos moldes, uma segunda caixa a outra família. O procedimento repetir-se-á com todas as famílias interessadas em participar na iniciativa, explica o município da Figueira da Foz em comunicado.

As caixas, para além dos livros e documentos, irá conter uma “ficha para avaliação da ação”, com o objetivo de recolher a opinião dos participantes sobre a iniciativa e as suas preferências de leitura e permitir aos serviços da biblioteca municipal adequar o projeto às expetativas do público.
Os interlocutores do Município junto das famílias e da comunidade, serão elementos da SMS – Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça que habitam nas proximidades

PUBLICIDADE

publicidade

Esta colaboração prevê, assim que a situação pandémica o permita, a criação de um ponto de leitura numa associação local.
Lembramos que a SMS – Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça realizou a sua inscrição no “Projeto Rios”, adotando um trecho da Ribeira de Seiça, junto ao Convento de Santa Maria de Seiça.

O “Projeto Rios” é um projeto internacional que promove a participação social na conservação dos espaços fluviais. Surgiu em 1997 na Catalunha, contando já com 1000 grupos. Através da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o Projeto Rios estendeu-se a Portugal em 2006. Este promove o envolvimento local das pessoas, incentivando uma relação de proximidade com rios e ribeiras, através da adoção de um troço de 500 metros de cumprimento de um desses cursos de água.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE