Coimbra

Coimbra vai ter centro de paraquedismo no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-04-2021

O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto (AMBB) vai acolher um centro de paraquedismo da empresa Skydive Portugal entre os dias 15 de maio e 31 de outubro deste ano, a título experimental. A Skydive Portugal, que opera em Évora, pretende expandir a sua atividade para o centro/norte do país e elegeu a cidade de Coimbra e o seu aeródromo municipal para realizar essa expansão. A proposta foi acolhida com interesse pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, tendo em conta que será uma mais valia para a promoção turística e para desenvolvimento socioeconómico da região, que acedeu ao pedido da empresa para, primeiramente, realizar a atividade num período experimental, de modo a poder avaliar os resultados e, no caso de corresponderem às expectativas, iniciar a época de 2022 já com instalações próprias no interior do aeródromo municipal.

PUBLICIDADE

A Skydive Portugal é uma escola de paraquedismo de referência nacional, sediada em Évora, que forma centenas de alunos e realiza milhares de saltos. A empresa pretende expandir a sua atividade para a zona centro/norte do país e, como tal, elegeu Coimbra e o seu aeródromo municipal para realizar essa expansão. Depois de contactos preliminares, a Skydive Portugal solicitou autorização para desenvolver um centro de paraquedismo no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, a título experimental, de 15 de maio até 31 de outubro, de forma a poder avaliar se os números da época vão ao encontro do previsto, antes de implementar a operação em definitivo no ano 2022.

A Skydive Portugal solicitou, ainda, à autarquia a autorização para colocar uma estrutura temporária com uma área de 200m2 para a dobragem dos equipamentos, e a respetiva isenção do pagamento das taxas devidas no âmbito da ocupação dessa área no interior do aeródromo, no valor de 3247,20 euros (já com IVA incluído), bem como a autorização para colocar abastecimento próprio temporário no interior do aeródromo.

PUBLICIDADE

A empresa assegura que com a instalação do centro de paraquedismo estará garantida a dinamização do AMBB e da cidade de Coimbra ao longo de todo o ano, a criação de postos de trabalho, a realização de provas nacionais e internacionais de paraquedismo, a elevação de Coimbra a centro nacional e internacional de paraquedismo, bem como a promoção da atividade turística no concelho. Caso o período experimental corra bem, a Skydive Portugal pretende construir um hangar no aeródromo já em 2022, para poder receber o maior número possível de clientes em instalações mais adequadas para a prática da modalidade.

A Câmara Municipal considera que o desenvolvimento de um centro de paraquedismo no aeródromo representa uma mais valia para a promoção turística da cidade e para desenvolvimento socioeconómico da região. 

PUBLICIDADE

publicidade

Refira-se que a Skydive Portugal é uma escola de paraquedismo de referência nacional, que conta com técnicos credenciados e qualificados pela Federação Portuguesa de Paraquedismo (FPP), pela Federation Aeronautique Internationale (FAI) e pela USPA – United States Parachute Association. A empresa conta ainda com atletas reconhecidos pela Confederação do Desporto de Portugal, campeões nacionais e formadores reconhecidos internacionalmente. Em 2019, a Skydive Portugal prestou serviço a mais de 15.000 clientes, realizou 32.000 saltos e mais de 2.000 voos, sem registo de acidentes. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE