Universidade

Docentes da FEUC participam em conferência internacional sobre o papel da Economia Social

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-03-2021

Álvaro Garrido e Filipe Almeida, docentes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), participam, na próxima segunda-feira, dia 29, na conferência internacional “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, realizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu da União Europeia.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta conferência, transmitida em live streaming, terá início pelas 10h30, e contará, na sessão de abertura, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Na ocasião, será apresentada a Rede de Cidades Portuguesas candidatas a Capital Europeia da Economia Social 2021, entre as quais se conta a cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Às 13h10 terá lugar a sessão principal do evento, que conta com a participação de grandes personalidades europeias e mundiais ligadas à Economia Social, entre as quais o Relator do Parecer do Comité Económico e Social Europeu (CESE) sobre “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, Giuseppe Guerini, o Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, o Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría, os ministros do Trabalho de Espanha, Alemanha e Eslovénia, o presidente da Confederação Portuguesa da Economia Social, Francisco Silva, e o Presidente da Portugal Inovação Social e docente da FEUC, Filipe Almeida. A moderar os trabalhos estará o Diretor e docente da FEUC, Álvaro Garrido.

A FEUC tem uma tradição muito forte no ensino e investigação em Economia Social, particularmente na área do cooperativismo. Além do Centro de Estudos Cooperativos e de Economia Social, criado por Rui Namorado em 1982, a FEUC conta com uma extraordinária biblioteca de estudos cooperativos e temas de Economia Social e oferece um curso de Pós-Graduação em Economia Social e Cooperativismo, com grande procura nas suas doze edições, e cujas redes de alunos abrangem as diversas entidades da Economia Social: cooperativas, associações, mutualidades e fundações.

Segundo Álvaro Garrido, esta conferência tem particular importância “dada a sua amplitude europeia, considerando a importância dos oradores convidados e porque se trata de uma iniciativa de primeiro plano no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia. Além disso, no contexto da pandemia e da crise social e económica que se vive na UE, é fundamental debater o papel da Economia Social e das suas organizações no crescimento inclusivo, na coesão social e na recuperação das comunidades”. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE