Coimbra

Esta ponte vai valorizar Coimbra entre a Casa e o Monte

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 21-02-2021

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra já tem estudo prévio para a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável que pretende ligar os jardins da Casa do Sal à urbanização do Monte Formoso, aproximando assim esta população da rede de ciclovias e da Mata Nacional do Choupal. Este projeto, que tem um investimento previsto de 1M€, vai ser analisado e votado na próxima reunião do executivo municipal e está englobado na solução de uma nova via de ligação automóvel da Circular Externa ao Monte Formoso, na rua Cidade de Poitiers, no sentido ascendente. O objetivo é que este arruamento permita o acesso à urbanização sem passar no nó da Casa do Sal, aliviando assim o fluxo de trânsito neste local.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra vai construir dois novos acessos ao Monte Formoso: um automóvel e um pedonal e ciclável. Este último será concretizado através de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre a Circular Externa, para permitir a aproximação da população residente ou que trabalha no Monte Formoso aos jardins da Casa do Sal. Um projeto que vai interligar a União das Freguesias de Coimbra e a União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e, desta forma, melhorar e encurtar a ligação do Monte Formoso com o centro da cidade, mas também com a rede de ciclovias e a Mata Nacional de Choupal, na avenida Cidade Aeminium.

PUBLICIDADE

O desenho de implantação desta passagem superior teve em consideração diversos fatores, desde logo que a localização da ponte em plenos jardins da Casa do Sal venha também a proporcionar um novo percurso pedonal neste espaço verde. A configuração da ponte e as suas inflexões tiveram em conta a articulação com o coberto arbóreo e as linhas de água existentes nos jardins, possibilitando a aproximação e permitindo a contemplação da paisagem.

Este projeto vai possibilitar, assim, o atravessamento em segurança da Circular Externa proporcionando ao peão a possibilidade de não ter de se deslocar aos semáforos existentes no nó da Casa do Sal onde existe uma sobrecarga de faixas de rodagem.

PUBLICIDADE

publicidade

Este projeto vai também viabilizar o acesso à ala nascente dos jardins da Casa do Sal, caraterizada pela existência da ribeira de Coselhas. Este acesso será possível através de uma ponte de menor dimensão sobre a ribeira e, mais à frente, através de uma escada que ligará à ponte principal.

Esta ponte será em metal, pela sua eficácia em termos de resistência, durabilidade e dimensão reduzida nos perfis utilizados nas suas diversas componentes, sendo que esta opção teve também a intenção de não criar demasiado volume construído, por forma a enquadrar a construção na envolvente e desprovendo-a de imponência desnecessária. O pavimento será executado em chapa, com pintura antiderrapante, e será depois dada continuidade ao pavimento pedonal aplicado recentemente junto ao nó da Casa do Sal. As guardas da ponte serão em tom amarelo à semelhança da Ponte de Santa Clara. Já a iluminação será de tecnologia Led, em postes metálicos a ladear a ponte, com continuidade nos jardins. O estudo prévio prevê um investimento de um milhão de euros.

O início desta passagem superior será sensivelmente a meio da nova via automóvel que a autarquia já tem projetada, que vai ter ligação entre as ruas de Santiago de Compostela e da Cidade de Poitiers. O investimento previsto para este projeto da via automóvel é de cerca de 300 mil euros e o objetivo é permitir que as viaturas que circulam neste sentido de trânsito não necessitem de passar no nó da Casa do Sal, ajudando assim a aliviar os constrangimentos que são frequentes neste local. O projeto prevê também a construção de muros de suporte, rails de proteção, nova iluminação pública, o prolongamento do passeio existente na Circular Externa, junto à Casa do Sal, até à zona das bombas de gasolina. Para permitir este projeto terão de ser realizadas também adaptações num emissário de águas residuais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE