Cidade

Poiares lidera projeto europeu que valoriza papel do desporto na educação

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-02-2021

 O município de Vila Nova de Poiares lidera um projeto europeu que reúne parceiros de vários países e que visa promover o desporto como ferramenta educacional na valorização do território, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“Será desenvolvida uma aplicação móvel onde os percursos pedestres vão estar presentes, permitindo aos utilizadores interagir com elementos de educação ambiental, fauna e flora, bem como de informação histórica”, informa a Câmara Municipal em comunicado.

PUBLICIDADE

A Comissão Europeia aprovou a candidatura de Vila Nova de Poiares, com o projeto “Sport Nature 3.0”, ao programa Erasmus+Sport Small Collaborative Partnership.

O consórcio liderado por aquela autarquia do distrito de Coimbra, presidida por João Miguel Henriques, envolve ainda os municípios de Miélec (Polónia) e Hévíz (Hungria), bem como o Oxygen Cycling Club (Macedónia) e Associação Recreativa de São Miguel de Poiares (Portugal).

PUBLICIDADE

publicidade

“O principal objetivo deste projeto é permitir que o desporto seja utilizado como ferramenta educacional e, através da prática desportiva na natureza, contribuir também para a promoção do território, não só concelhio como regional”, segundo a nota.

A iniciativa inclui igualmente “uma vertente educativa ligada às escolas e ao ensino, através da produção de um guia para o desenvolvimento de um programa educacional, tirando partido das valências desenvolvidas durante o tempo de vida do projeto”, tendo em vista, além do contributo ambiental, “fomentar o sentimento de identidade local e também europeu”.

Em Vila Nova de Poiares, o projeto deverá ajudar à “promoção dos percursos pedestres, enquanto importante produto turístico da região, contribuindo para a sua atualização e dando asas à inovação neste género de aplicações”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE