CHUC

Médico do CHUC ganha prémio internacional e faz doação para a UNICEF

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-01-2021

João Mariano Pego, médico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), recebeu o Prémio Internacional “2021 Eberhard F. Mammen Excellence in Thrombosis and Haemostasis Most Popular Article Award”. Trata-se de um prémio de excelência, atribuído anualmente, nas áreas de trombose e hemostase.

PUBLICIDADE

O artigo em questão define uma norma orientadora para a interpretação e comunicação de valores críticos de parâmetros analíticos. De acordo com João Mariano Pego, “o cumprimento desta norma pode ser decisivo para salvar a vida do doente, uma vez que determina os testes e respetivos resultados em que é recomendado o contacto emergente com o clínico para o informar dessas alterações analíticas permitindo, assim, a pronta instituição de medidas corretivas, incrementando desta forma a probabilidade da situação ser corrigida em tempo útil. É, portanto, um documento de grande relevância quer para os doentes quer para os médicos”, refere.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

João Mariano Pego é médico especialista de Patologia Clínica e dá ainda nota de que, “para além da relevância científica deste prémio, ele tem também associado um valor monetário de 1.000 USD e que, por ter sido recebido nos Estados Unidos da América, decidi doar na sua totalidade para a UNICEF USA”, conclui.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE