Economia

António Ferreira dos Santos é o novo inspetor-geral da Inspeção-Geral de Finanças

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-01-2021

António Ferreira dos Santos foi designado para o cargo de inspetor-geral da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), em substituição de Vítor Braz, anunciou hoje o Ministério das Finanças.

PUBLICIDADE

“A designação em regime de comissão de serviço por cinco anos teve por base o procedimento concursal nos termos previstos no Estatuto do Pessoal Dirigente e a fundamentação elaborada pelo respetivo júri”, lê-se num comunicado enviado pelo gabinete do ministro João Leão.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa, António Ferreira dos Santos ocupava o lugar de Secretário-Geral do Ministério da Economia e da Transição Digital desde fevereiro de 2020, sendo também desde esse ano Conselheiro do Conselho de Prevenção da Corrupção.

PUBLICIDADE

É quadro da Inspeção-Geral de Finanças desde 1987, tendo ocupado o cargo de subinspetor-geral da IGF, responsável pela área do Controlo Financeiro Público, entre 2015 e 2020. Foi também subdiretor-geral da Direção-Geral dos Serviços Prisionais entre 2001 e 2006.

Em 26 de novembro de 2019, um despacho das Finanças publicado em Diário da República referia que o inspetor-geral de Finanças, Vítor Braz, iria sair do cargo, a seu pedido, mantendo-se em funções em regime de gestão corrente até novo concurso de recrutamento.

No mesmo despacho era ainda referido que o ministro das Finanças tinha decidido não renovar as comissões de serviço dos dirigentes superiores de 2.º grau da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) – Ana Paula Pereira Cosme Franco Barata Salgueiro, António Manuel Pinto Ferreira dos Santos, José António Prates Viegas Ribeiro e Maria Isabel da Silva Castelão Ferreira da Silva – , “registando, com agrado, o desempenho e os resultados alcançados” pela equipa de Vítor Braz.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE