Coimbra

Região de Coimbra protege espécies de plantas ameaçadas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-11-2020

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra encontra-se a executar o projeto FloraReply que visa aumentar a resiliência da nossa região às alterações climáticas através da conservação e propagação de cinco espécies de plantas ameaçadas ou em declínio e da erradicação de duas plantas invasoras detetadas recentemente.

PUBLICIDADE

As primeiras ações decorreram durante o mês de novembro nos municípios de Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho e Soure com o apoio científico da Escola Superior Agrária de Coimbra / Centro de Ecologia Funcional.

PUBLICIDADE

Das ações levadas a cabo pela equipa do projeto, destaca-se a propagação da espécie nenúfar-amarelo (Nuphar luteum), nenúfar-branco (Nymphaea alba), lisimáquia-branca (Lysimachia Ephemerum), saca-rolhas (Vallisneria spiralis) e estaque-do-baixo-mondego (Stachys palustris), as duas últimas avaliadas pela Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental como criticamente em perigo e que em todo o país apenas ocorrem nesta região.

Um dos destaques do projeto vai para a espécie estaque-do-baixo-mondego (Stachys palustris) que em Portugal apenas ocorre no Baixo Mondego, e apenas se consegue vislumbrar nos municípios de Montemor-o-Velho e Coimbra, estando a decorrer ações que visam a sua propagação para outras áreas do território.

PUBLICIDADE

publicidade

As ações contemplaram igualmente a tentativa de erradicação das espécies de plantas invasoras Ludwigia grandiflora e Ludwigia peploides por se encontrarem numa fase inicial de invasão na Região.

O projeto inclui ainda a instalação de barreiras flutuantes no Poço de Cal – Município de Montemor-o-Velho – com o objetivo de conservar o último exemplar de nenúfar-amarelo do Vale do Mondego. 

O projeto FloraReply é financiado pelo Fundo Ambiental e dinamizado pela CIM Região de Coimbra em parceira com a Escola Superior Agrária de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE