Primeira Página

Covid-19: Subiu para 20 número infetados num lar em Mirandela

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-11-2020

O número de infeções pelo novo coronavírus no lar do centro Paroquial da Torre de Dona Chama, em Mirandela, subiu hoje para 20 após um novo rastreio a utentes e funcionários, disse hoje o presidente da instituição.

“Na segunda-feira, foram testados 58 pessoas. Deste total, foram detetados 14 casos positivos em utentes, a que juntam mais dois positivos em funcionários”, revelou à Lusa José Rodrigues.

PUBLICIDADE

De acordo com o responsável, os 18 utentes que testaram negativo estão isolados cada um em seu quarto e em alas separadas.

Cinco funcionarias que testaram positivo estão a cumprir isolamento profilático nos seus domicílios.

Há uma semana, morreram dois utentes do lar com cerca de 90 anos de idade, com outras patologias associada à covid-19.

Os responsáveis pelo lar acionaram o Plano de Contingência da instituição, criando circuitos covid e não covid no seu interior.

“O lar está a ser desinfetado todos os dias pelos bombeiros locais “, indicou o responsável.

Portugal contabiliza pelo menos 3.632 mortos associados à covid-19 em 236.015 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de novembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado e municípios vizinhos. A medida abrange 191 concelhos.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE