Coimbra

Escoteiros ajudam a preservar azereiros na Serra do Açor

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 15-04-2014

A Associação de Escoteiros de Portugal realiza na quarta-feira, no concelho de Pampilhosa da Serra, uma ação de campo que visa preservar os azereiros da Serra do Açor, anunciou hoje a associação ambientalista Quercus.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a Quercus afirma que se trata de “uma atividade integrada no projeto de conservação dos azereirais, um habitat muito raro de proteção prioritária na União Europeia”, indicando que este programa está a ser desenvolvido no âmbito de uma parceria que envolve a Quercus, a Junta de Freguesia de Fajão-Vidual (Pampilhosa da Serra) e a empresa Danone Portugal.

O projeto “tem vindo a beneficiar o habitat, minimizando os fatores de ameaça que põem em risco a conservação do azereiral, nomeadamente a propagação dos incêndios florestais, a proliferação de espécies vegetais invasoras e outras espécies estranhas ao ecossistema, bem como potenciando a expansão do coberto florestal nativo, cujo desaparecimento provoca alterações do microclima local e regimes hídricos do solo e subsolo”, adianta a nota.

PUBLICIDADE

Entre as ações de gestão já desenvolvidas, “estão a instalação de aceiros e a limpeza da vegetação arbustiva das orlas do habitat e a plantação de azereiros, em terrenos da Junta de Freguesia do Fajão-Vidual, situados nas encostas do vale do rio Ceira, um dos locais menos perturbados do país”.

Nos próximos anos, segundo a Quercus, “será intensificada a plantação de azereiros e de outras espécies associadas ao mosaico (principalmente folhado, azevinho e medronheiro), bem como o controle de espécies invasoras e produção de informação” sobre o habitat.

PUBLICIDADE

publicidade

O azereiro é uma espécie com uma área de distribuição restrita (essencialmente a Península Ibérica e pequenas populações em Marrocos e sul de França), “que se distribui por pequenas populações relíquia”.

O interesse científico desta espécie “deve-se, para além da sua raridade, também ao facto de ser uma espécie indicadora de comunidades relíquia da laurissilva continental pré-glaciar do Terciário, muito relevantes para a conservação da biodiversidade”, como algumas espécies de musgos.

Em Portugal, segundo vários autores, “as maiores, mais significativas e bem conservadas populações de azereiro” encontram-se na região Centro, nomeadamente nas serras do Açor, Lousã, Estrela e Alvelos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE