Coimbra

Projeto do Instituto Pedro Nunes escolhido pela Comissão Europeia como boa prática de sucesso

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-09-2020

A Comissão Europeia destacou o GELCLAD como um dos projetos de sucesso e com uma base de investigação sólida para a implementação do Green Deal Europeu. O projeto foi executado por um consórcio coordenado pelo Instituto Pedro Nunes e composto por 12 parceiros de cinco países (Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Eslovénia), inserindo-se no desafio europeu de tornar a Europa neutra em carbono até 2050.

PUBLICIDADE

publicidade

Jorge Corker, Investigador do Laboratório de Ensaios e Desgaste & Materiais do Instituto Pedro Nunes

 

PUBLICIDADE

“É um enorme orgulho estar nesta lista de projetos de sucesso da Comissão Europeia pois revela a qualidade e empenho que empregamos nos projetos em que nos envolvemos” refere Jorge Corker, coordenador do projeto no Laboratório de Ensaios e Desgaste & Materiais do Instituto Pedro Nunes, sublinhando ainda que este novo sistema contribui para “reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2, permitindo ganhos até 40 % de eficiência de isolamento”, apresentando-se como um produto inovador que supera as propriedades oferecidas pelos sistemas de isolamento de fachada tradicionais e que terá um impacto real na poupança energética. Citando relatórios recentes da União Europeia, o investigador sénior do Laboratório de Ensaios e Desgaste & Materiais do IPN, sublinhou ainda que se a Europa aplicar medidas de eficiência energética em apenas 20% dos seus edifícios mais antigos até 2030, estaremos a falar numa poupança de 750 Terawatt-hora/ano, o que equivale praticamente ao dobro da energia nuclear produzida em França.
 
Tornar-se o primeiro continente do mundo neutro em termos de clima até 2050, é o Objetivo do Green Deal e é uma oportunidade única para modernizar a economia e a sociedade da UE e reorientá-las para um futuro justo e sustentável. A Comissão está a disponibilizar mil milhões de euros ao abrigo do programa Green Deal que foi concebido para responder à crise climática, fornecer mais proteção à biodiversidade e habitats ameaçados da Europa e acelerar uma recuperação sustentável.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE