Primeira Página

Terras de Sicó promove projecto de valorização das aldeias do calcário e xisto

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-09-2020

A Associação de Desenvolvimento das Terras de Sicó implementou dois “trabalhos laboratoriais no terreno”  para “promover a perceção crítica do território e das aldeias de calcário” e “proporcionar o contacto com a realidade das aldeias de xisto, nomeadamente a aldeia Ferraria de São João, em Penela”.

PUBLICIDADE

publicidade

O município de Ansião divulgou hoje estes projetos no Centro de Negócios, apresentados a 24 de setembro, no colóquio sobre as Terras de Sicó, por iniciativa da Associação de Desenvolvimento e dos seis municípios que a integram.

Em parceria com a Universidade de Coimbra, o colóquio “Descobrir, Experimentar, Conhecer e Refletir as Terras de Sicó”, debateu temas como a “valorização do território interior e a centralidade do rural, através de abordagens ao nível político, científico, administrativo e técnico”.

Inserido no projeto “De Volta ao Rural ou Como Reforçar a Coesão da Cidade Regional?”, contou com a presença de estudantes finalistas do mestrado em Reabilitação Urbana Integrada, que se propõem desenvolver um projeto assente na valorização e inovação do território de Sicó, “tanto ao nível turístico quanto da atractividade sob o ponto de vista da fixação de pessoas por via do emprego e da residência”.

A investigação vai prosseguir com a participação de estudantes do mestrado Integrado em Arquitetura, em dois seminários de investigação, um intitulado “Aldeias do Calcário – Estratégia e táticas para reforçar a coesão de uma rede urbana em espaço rural”, resultante da rede criada pela Terras de Sicó, que inclui a aldeia de Granja, em Ansião; o segundo, de caráter teórico e reflexivo, sobre “Transformação das paisagens humanizadas – Desafios, paradigmas e atores”, que incidirá especialmente nos desafios do património, das alterações climáticas e da participação cívica.

O projeto visa a “sustentabilidade do território através de uma estratégia de reforço da coesão de uma rede urbana em espaço rural, nomeadamente as aldeias de calcário dos seis municípios da região de Sicó”.