Coimbra

Ponte entre Coimbra e Montemor-o-Velho reabre após investimento de 400 mil euros

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-09-2020

 A nova Ponte do Paço, no Paul de Arzila, construída pelas câmaras de Coimbra e de Montemor-o-Velho, para substituir a estreita travessia na ligação entre os dois municípios, abriu hoje ao trânsito.

PUBLICIDADE

Integrada na antiga Estrada Nacional 341 – ligação entre Coimbra e Figueira da Foz, pela margem sul do Mondego –, a nova ponte, sobre a Vala Real do Paul de Arzila (vulgarmente conhecida por Vala do Paul), envolveu um investimento de cerca de 400 mil euros, suportados pelos dois municípios.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Depois da vistoria técnica e verificação das conformidades de segurança”, a Câmara de Coimbra autorizou hoje a abertura ao trânsito na nova Ponte do Paço, afirma a autarquia, numa nota enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

A construção da estrutura obrigou ao corte do trânsito naquela estrada desde 31 de agosto deste ano, recorda a Câmara, sublinhando que a sua entrada em funcionamento se verifica na data prevista.

No entanto, a obra continua a decorrer até novembro, pelo que o presidente do município de Coimbra apela a todos os automobilistas para que tenham “os cuidados necessários na circulação e que seja respeitada a sinalização, designadamente os limites de velocidade”, acrescenta a mesma nota.

Construída para resolver “um problema de estrangulamento de trânsito”, provocado pela anterior travessia da Vala do Paul, em plena reserva natural do Paul de Arzila, no Baixo Mondego, e para “aumentar a segurança rodoviária e pedonal”, a nova ponte dispõe de duas vias para automóveis, passeios para peões, numa extensão de 212 metros, e respeita “a biodiversidade do local”, destaca a câmara, indicando também que foi construída uma passagem de animais.

A empreitada é financiada pelos municípios de Coimbra e de Montemor-o-Velho, “em partes iguais, no âmbito de um acordo intermunicipal” formalizado em 2017 pelos presidentes das duas câmaras, Manuel Machado e Emílio Torrão, respetivamente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE