Coimbra

Transportes escolares falharam hoje de manhã na Região de Coimbra. Munícipios acusam empresa e descartam responsabilidades

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-09-2020

O município de Montemor-o Velho denunciou hoje em comunicado falhas no serviço de transportes escolares, prestado pela empresa Transdev com contratação pública gerida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, por delegação legal de competências dos municípios.

PUBLICIDADE

“Considerando os problemas de atrasos ou não comparência dos transportes escolares que hoje deveriam ter entrado em funcionamento, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho esclareceu em comunicado enviado ao Notícias de Coimbra que o transporte dos alunos estava “articulado e assumido pela empresa de transportes” e que os “horários foram definidos tendo em consideração as necessidades elencadas pelo Agrupamento de Escolas.  Os transportes públicos são controlados pela autoridade de transportes regional, a CIMRC , que tem sido absolutamente incansável na resolução dos problemas que têm surgido”.

PUBLICIDADE

No documento pode ler-se que o município de Montemor está a “acompanhar e a registar as falhas de operacionalidade verificadas, procurando ativamente, junto da transportadora e da CIMRC, resolver os problemas com o transporte escolar.

A autarquia, presidida por Emílio Torrão, revelou ao final da tarde de hoje que “existe o compromisso e a confirmação por parte do operador de que amanhã, sexta-feira, os transportes serão assegurados como previsto.

PUBLICIDADE

publicidade

Também a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova divulgou hoje que “tem recebido, nos últimos dias, várias reclamações de pais e encarregados de educação relativas a atrasos na disponibilização para venda de Passes Escolares por parte da operadora Transdev.

Num comunicado também hoje tornado público, a câmara a que preside Nuno Moita da Costa, afirma que “não tem qualquer competência sobre a gestão do serviço público de transporte rodoviário, que é operado na região pela empresa Transdev e cuja concessão é controlada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), enquanto autoridade de transporte regional.”

Aquela edilidade afirma que “lamenta e acompanha com grande preocupação as falhas de operacionalidade do serviço de transporte denunciadas, só compreensíveis no contexto atual de pandemia associada à Covid-19, e os consequentes incómodos causados aos munícipes que dele necessitam”.

Assim, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, em articulação com a CIM “continuará a fazer chegar estas preocupações à empresa operadora Transdev, apelando que os problemas que afetam o serviço público de transporte sejam rapidamente ultrapassados, para que o transporte dos estudantes para as respetivas escolas no novo ano letivo 2020/2021 (…) seja devidamente assegurado”.

Entrevista ao Notícias de Coimbra, o autarca de Soure, afirmou que a autarquia, à semelhança de outras da região, tem contencioso com o operador privado existindo muitas dificuldades em colocar en funcionamento os transportes.

Mário Jorge Nunes disse estar convicto de que os transportes escolares deverão estar regularizados amanhã, sexta-feira, e em pleno funcionamento na terça no concelho.

O Notícias de Coimbra tentou obter um esclarecimento oficial junto da CIMRC acerca da reposição dos transportes já amanhã, mas até esta hora não obteve resposta. A mesma empresa operadora que presta o serviço emitiu esta tarde um comunicado onde divulgava a reposição dos serviços, depois de um processo de layoff simplificado no âmbito da pandemia.

Segundo a Transdev, o acordo para a recuperação dos serviços de transporte escolar “significa que cada um dos municípios envolvidos financiou a operação, no sentido de a tornar sustentável”.

A nota sublinha ainda que “esta questão é crucial, sobretudo numa altura em que as necessidades de transportes das comunidades aumentam muito com o início de mais um ano letivo”.

De acordo com a transportadora, o acordo é válido até ao final do ano letivo, sendo que “as duas partes concordaram em acompanhar com regularidade o equilíbrio da solução encontrada, no sentido de garantir que não se desvirtua o espírito do acordo agora celebrado”.

No final de março, devido à pandemia de covid-19, a empresa de transportes tinha aderido ao sistema de ‘lay-off’ simplificado, devido à quebra de receitas, numa decisão que abrangeu cerca de dois mil trabalhadores da Transdev.

Em abril de 2016 a CIMRC tornou-se, por contratos interadministrativos de delegação de competências, a Autoridade de Transportes relativamente ao serviço público de transporte de passageiros intermunicipal para os 18 municípios da Região de Coimbra, com exeção de Coimbra, que mantém as competências próprias através do serviço municipalizado de transportes urbanos (SMTUC).

Em abril de 2019, a Comunidade Intermunicipal divulgava a redução do preço dos passes em 30% ao abrigo do PART, financiado pelo Fundo Ambiental, que financia a redução dos preços dos passes, os mesmos que agora ainda não foram disponibilizados aos passageiros e que os munícipes e as autarquias vêm denunciar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE