Chegaram novos habitantes ao Parque Biológico da Serra da Lousã em Miranda do Corvo: 12 galinhas das raças autóctones portuguesas: Raça Amarela, Raça Branca, Raça Preta Lusitânica e Raça Pedrês.
PUBLICIDADE
Estes novos habitantes poderão ser encontrados na Quinta Pedagógica do Parque, onde já se encontram outras raças autóctones do nosso país de vacas, ovelhas, porcos, cabras, cavalos e burros.
O Parque Biológico pretende ser a maior mostra nacional das raças autóctones portuguesas, razão pela qual tem vindo a adquirir várias raças destas espécies de forma a completar a amostra presente no local. Atualmente, já podem ser vistas 7 raças de vacas, 2 raças de ovelhas, 3 de porcos, 4 de cabras, 2 de cavalos e 2 de burros.
As 4 raças de galinhas autóctones foram uma oferta da produtora Elizabete Serra, com exploração sita no Zorro – Coimbra para aprimorar a coleção. Estas raças, de difícil produção estão cada vez mais a desaparecer e já são poucos os produtores que, com grande esforço, as vão mantendo e reproduzindo. Todos os pintos provenientes da exploração estão inscritos no livro genealógico de nascimentos das raças autóctones, o que lhes confere um estatuto ainda mais especial.
Além destas espécies, no Parque Biológico poderão observar de perto espécies selvagens que habitam ou habitaram as nossas florestas como ursos, lobos, linces, lontras, veados, aves de rapina e muito mais e, ao mesmo tempo estarão a contribuir para um projeto social único onde são integradas pessoas especiais, vítimas de deficiência e/ou exclusão social, no maneio diário dos animais.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.