Cidade

Rosa Gouveia apresenta no Exploratório um “acervo histórico de Medicina”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 04-08-2020

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra prossegue esta quarta-feira, 5 de agosto, às 18h30, o ciclo Pontos nos iii – Science Beer Talks 2020, num sunset ao ar livre. Rosa Gouveia, investigadora do Instituto de Anatomia Patológica e Patologia Molecular da Universidade de Coimbra, estará à conversa sobre um “acervo histórico de Medicina”. A entrada é livre, mas sujeita às medidas de segurança determinadas pela Direção-Geral da Saúde.

PUBLICIDADE

Esta quarta-feira, 5 de agosto, das 18h30 às 19h30, é tempo de voltar a pôr os Pontos nos iii, no seguimento do programa de conversas ao fim da tarde com investigadores. Esta segunda sessão da reabertura do ciclo de conversas com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, volta a decorrer no espaço exterior do Exploratório, com Rosa Gouveia, coordenadora do Acervo Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Sobre o tema que propõe para esta conversa ao fim da tarde, é a própria Rosa Gouveia quem afirma que o “público pode esperar agradáveis momentos de convívio e tertúlia, ao viver e reviver fragmentos da história de um espólio médico, através do nosso olhar atual”.

Professora auxiliar convidada de Anatomia Patológica do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e investigadora do Instituto de Anatomia Patológica e Patologia Molecular da Universidade de Coimbra, Rosa Gouveia é doutorada em Medicina (Anatomia Patológica) pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em cooperação com o Academic Medical Center da Universidade de Amesterdão.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre outras instituições, tem lecionado temas de Patologia Cardiovascular no Departamento de Morfologia Cardíaca do Imperial College, em Londres, e temas nas áreas da Patologia Cardiovascular e da História da Patologia na Universitá degli studi Firenze, em Florença. Autora e coautora de mais de 90 publicações científicas, é, desde 2017, coordenadora do Acervo Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Pontos nos iii – Science Beer Talks é um programa anual de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, as sessões decorrem na primeira quarta-feira do mês, entre as 18h30 e as 19h30.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE