Cidade

Câmara melhora acessibilidades pedonais aos Hospitais da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 20-07-2020

A Câmara Municipal Coimbra vai iniciar amanhã a requalificação de passeios na Alameda Armando Gonçalves, com o objetivo de aumentar a segurança e o conforto do percurso e eliminar barreiras a pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente o acesso a portadores de cadeira de rodas ou carrinho de bebé no caminho para os Hospitais e Polo III da Universidade de Coimbra, mas que também é muito utilizado para acesso à Escola Básica Martim de Freitas e a vários outros serviços instalados na zona de Celas.

PUBLICIDADE

Tem início amanhã, 21 de julho, uma operação global e integrada de requalificação de passeios na Alameda Armando Gonçalves, no sentido ascendente, no troço entre a Praceta Mota Pinto e a Praça Machado de Assis.

PUBLICIDADE

A intervenção neste percurso muito utilizado por utentes dos Hospitais da Universidade de Coimbra, mas também por estudantes do Polo III e da Escola Básica Martim de Freitas, entre outros serviços instalados na zona de Celas, pretende aumentar a segurança e o conforto na mobilidade pedonal.

Esta intervenção inclui a remoção de algumas espécies arbóreas que estão alinhadas no meio do passeio e que fruto do seu crescimento a caldeira já ocupa praticamente toda a largura do espaço pedonal, impedindo a circulação em segurança dos muitos peões que circulam nesta via e que várias vezes optam por circular na estrada.

PUBLICIDADE

publicidade

O facto de existir uma boa cobertura arbórea no talude da Escola Básica Martim de Freitas é um fator que atenua os impactos desta remoção, pois toda esta área continuará a ser bastante arborizada com exemplares de grande porte (choupos e pinheiros).

Esta é uma requalificação pontual de uma situação perigosa e de urgente resolução para reposição das condições de segurança na mobilidade pedonal, uma vez que a Alameda Armando Gonçalves será alvo de uma profunda requalificação brevemente, no âmbito da empreitada de implementação da Linha do Hospital do Sistema de Mobilidade do Mondego. Como é possível verificar nas imagens do estudo prévio já aprovado, o canal Metrobus será implementado no eixo da via e terá um separador central verde e arborizado, ficando as faixas de rodagem a ocupar as laterais, estando ainda prevista a execução e reperfilamento de novos passeios em ambos os sentidos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE