Na época balnear de 2020, o concelho de Pampilhosa da Serra, conta novamente com 4 praias com “Bandeira Azul”, o símbolo de qualidade e excelência atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.
PUBLICIDADE
Sendo certo que o azul vai voltar a predominar em Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra, Pessegueiro e Santa Luzia – todas as praias fluviais certificadas do concelho -, agora, o desafio está na abordagem a uma época balnear de exceção. É fundamental controlar a afluência às praias, aplicando todas normas as previstas no mais recente decreto-lei que regula a sua utilização, em contexto de pandemia.
O Município de Pampilhosa da Serra juntou-se a esta discussão, numa reunião no passado dia 27 de maio, com a Agência Portuguesa do Ambiente e outros Municípios, tendo apresentado possíveis soluções para o problema.
Para Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal, tem de ser fortemente considerado o “apoio por parte do SEPNA e dos vários comandos da GNR locais”, especialmente nos picos de afluência, uma vez que os nadadores salvadores poderão não conseguir acautelar a fiscalização e segurança dos espaços.
O mapeamento através de painéis tecnológicos, pode ser igualmente uma mais-valia no controlo do número de pessoas nas praias, cenário que a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra já se encontra a analisar. “Uma das hipóteses que estamos a colocar é inserir painéis informativos, digitais e interativos, à entrada das praias, nos quais estejam todas as regras e postura que as pessoas devem adotar, e em simultâneo colocar a sinalização consoante o nível de utilização da praia”.
Para além do distanciamento, das regras de higienização e de outras medidas previstas no decreto-lei, também o bom-senso e o civismo não devem ficar de fora desta equação. Serão mesmo tão ou mais importantes para que esta época balnear decorra sem sobressaltos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.