Coimbra

Leito abandonado do Rio Mondego limpo pela Câmara de Montemor

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-05-2020

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho está a intervir no Leito Abandonado do Rio Mondego, com uma ação de limpeza que visa promover a adaptação às alterações climáticas, bem como a prevenção e gestão de riscos de cheia, revelou hoje ao Noticias de Coimbra o município.

PUBLICIDADE

A intervenção de desassoreamento do Rio Mondego vai diminuir o risco de cheias

A intervenção, financiada pela União Europeia, inclui trabalhos limpeza, remoção de vegetação e de detritos que impedem a livre circulação das águas e que provocam o assoreamento do Leito Abandonado do Rio Mondego.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho informou que também está a ser realizada a “reabilitação da passagem hidráulica no Pontão do Choupal e a construção de uma passagem hidráulica entre a bacia da estação de bombagem de Formoselha e a pista do Centro Náutico de Montemor-o-Velho”.

PUBLICIDADE

Rio Mondego depois da intervenção no leito, em Montemor-o-Velho

Segundo a comunicação do município,presidido por Emílio Torrão, as intervenções “vão diminuir o risco de cheias/inundações e minimizar os seus efeitos junto das populações, assim como valorizar o Leito Abandonado do Rio Mondego, nomeadamente a frente ribeirinha na sede do concelho. Com a limpeza que se encontra a decorrer, a margem direita do Leito Abandonado do Rio Mondego está ainda mais acessível, possibilitando a realização de passeios na natureza” – lê-se no mesmo documento.

A obra representa um investimento superior a 355 mil euros, está integrada numa operação mais alargada que decorre de uma candidatura ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), no âmbito do quadro comunitário de apoio Portugal 2020, cofinanciada a 75 por cento pelo fundo de coesão da União Europeia e que ascende a mais de 411 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE