Primeira Página

Arganil reduz para metade a fatura da água em março e abril

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 15-05-2020

O município de Arganil baixou para metade a fatura da água, saneamento e resíduos às famílias, empresas e instituições locais, nos meses de março e abril, para minimizar o impacto da pandemia da covid-19.

PUBLICIDADE

“Esta redução em 50% das taxas fixas e variáveis dos serviços de abastecimento de água, águas residuais e gestão de resíduos urbanos durante dois meses representa um esforço financeiro camarário na ordem dos 140 mil euros”, informou hoje a Câmara de Arganil, no distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a autarquia presidida por Luís Paulo Costa adianta que se trata de “uma entre as várias medidas de combate aos efeitos económicos e sociais” da pandemia associada ao novo coronavírus detetado na China, em dezembro de 2019.

“Sem a visibilidade ou mediatismo de outras ações concretizadas neste contexto de pandemia, esta redução para metade da fatura da água representa uma real e efetiva medida de apoios aos arganilenses e é demonstrativa daquela que tem sido a postura ponderada, pragmática, atenta e dedicada do município”, afirma Luís Paulo Costa, citado na nota.

PUBLICIDADE

publicidade

A medida “vem reforçar a posição da autarquia em praticar o tarifário mais baixo de todos os concelhos do distrito”, sublinha.

Aprovada em reunião da Câmara Municipal, no dia 14 de abril, a iniciativa “aplica-se a todos os consumidores domésticos e não-domésticos”, num momento “em que o dever de recolhimento domiciliário conduz, invariavelmente, ao aumento dos consumos e dos gastos familiares”.

Arganil optou por não integrar a Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN), que reúne uma dezena de municípios vizinhos, desde janeiro, com o objetivo de agregar os serviços concelhios de água, saneamento e resíduos urbanos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE