A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova concluiu na terça feira passada, dia 28 de abril, o primeiro conjunto de testes à COVID19, através de uma metodologia inovadora, junto de colaboradores de lares de idosos e de serviços públicos essenciais, aguardando-se a chegada de mais testes para completar o rastreio.
PUBLICIDADE
“Com mais esta medida pretendemos garantir a segurança de quem está no terreno todos os dias a assegurar o funcionamento de instituições e serviços fundamentais. A prevenção e a despistagem da COVID-19 é fundamental para conter o risco de propagação e proteger toda a população, em particular a mais vulnerável como são os nossos idosos”, justifica Nuno Moita da Costa, presidente da autarquia condeixense.
Estes testes, num total de 850 e que representam um investimento de cerca de 22.200 euros, foram adquiridos pela Câmara Municipal no âmbito de um projeto piloto de metodologia de rastreio que está a ser coordenado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e que foi desenvolvido pela Administração Regional de Saúde do Centro e validado pelo Infarmed.
Os testes permitem combinar duas técnicas distintas e dos resultados obtidos verificar, de acordo com o fluxograma estabelecido pela Administração Regional de Saúde, a exposição ao vírus dos testados, esperando-se aumentar a fiabilidade dos mesmos.
A autarquia de Condeixa aguarda agora a chegada de mais 650 testes que permitirão completar o rastreio a todos os colaboradores das Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI) e Lares Residenciais do concelho, além de colaboradores de serviços públicos essenciais.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.