Coimbra

Pretensão de Luís Vilar soçobra em Tribunal

Rui Avelar | 4 anos atrás em 02-03-2020

Luís Vilar, ex-líder concelhio do PS/Coimbra e antigo vereador, acaba de ver ser recusada, pelo Tribunal Cível, a pretensão de receber de uma associação sem fins lucrativos a que presidiu uma indemnização de 40 000 euros.

PUBLICIDADE

No presente processo não é questionada a legitimidade com que agiu a entidade instituidora da Escola Universitária de Vasco da Gama, através da respectiva Assembleia Geral, nem a licitude da decisão de apear o anterior líder da Associação Cognitária com o mesmo nome (ACVG), tendo sido invocado alegado direito do ex-gestor a ser indemnizado.

O ex-gestor foi destituído da liderança da ACVG meses antes de expirar o seu terceiro mandato consecutivo por que auferia um vencimento mensal ilíquido de 2 800 euros.

PUBLICIDADE

Em sentença da autoria da juíza Filipa Reis Santos, a cujo teor NOTÍCIAS de COIMBRA teve acesso, a conduta do demandante é descrita como reveladora, “na sua globalidade, de desprezo pela colegialidade das decisões, e pela exigência de outra assinatura (…) para obrigar a Associação Cognitária”, remetendo, ainda, a decisão judicial para “reiterada interpretação” em benefício de Luís Vilar de “deliberações com as quais justifica comportamentos ilícitos e um autoritarismo assente na prossecução de interesses próprios no desempenho das funções de titular de um órgão”.

Segundo Filipa Reis Santos, há “razões ponderosas para se poder afirmar que, face à matéria apurada, a conduta do demandante tornou objectiva e subjectivamente inexigível a sua manutenção como presidente” da Direcção da ACVG, “cuja destituição foi desencadeada, afinal, pela grave violação” por parte de Luís Vilar dos seus deveres estatutários.

PUBLICIDADE

publicidade

Membro da ré desde Setembro de 2005, Vilar foi eleito pela primeira vez em 2007 para timoneiro da entidade instituidora da EUVG, tendo sido reconduzido em 2009 e 2014. A destituição ocorreu (em Maio de 2018) pouco mais de um ano antes de expirar o mandato do demandante.

Antigo líder concelhio do PS/Coimbra, Luís Vilar foi vereador do Município conimbricense, bancário e vogal da outrora Região de Turismo do Centro e da entidade regional Turismo do Centro de Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE