Crimes

Gabinete de combate a violência contra profissionais de saúde será coordenado pela PSP

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-02-2020

O gabinete de segurança para prevenir e combater a violência contra profissionais de saúde vai ser coordenado por um oficial da PSP e vai integrar pelo menos um elemento da GNR.

PUBLICIDADE

O despacho que cria o gabinete de segurança que funcionará junto do Ministério da Saúde foi hoje publicado em Diário da República e estabelece um mandato de pelo menos três anos para este organismo.

O principal objetivo deste gabinete será avaliar e gerir as condições de segurança e fatores que “potenciem fenómenos de violência contra profissionais de saúde”. O gabinete vai também aplicar medidas de segurança, no que respeita a instalações, equipamentos e estruturas nas unidades de saúde.

PUBLICIDADE

A nova estrutura terá de fazer um levantamento dos locais e características físicas do ponto de vista da segurança, detetando fatores de risco para a ocorrência de situações de violência.

Depois de um primeiro mandato de três anos, será feita uma avaliação dos objetivos alcançados, visando uma integração em estrutura do Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

A coordenação deste gabinete cabe a um oficial da PSP que ainda será designado pelo Governo. O gabinete vai ainda integrar um máximo de três elementos, entre os quais um oficial da GNR.

A criação desta estrutura junto do Ministério da Saúde foi decidida após serem noticiados vários casos de agressões físicas a profissionais de saúde, incluindo médicos.

No despacho hoje publicado, o Governo entende a violência contra os profissionais de saúde no local de trabalho como um “problema que merece forte reprovação”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE