
Coimbra está com uma taxa de ocupação hoteleira próxima dos 100% para o fim de ano, já desde finais de novembro, divulgou a vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carina Gomes, na reunião do executivo municipal que está em curso.
Com dados fornecidos pela Delegação de Coimbra da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Carina Gomes salientou que “os hotéis da nossa cidade reconhecem que o investimento feito pela Câmara Municipal para a dinamização destas festividades, desde a iluminação à animação, são uma grande mais-valia para a atração e satisfação dos turistas que nos visitam”.
A vereadora da Cultura e Turismo da CM Coimbra divulgou que a maioria dos hotéis informaram a AHRESP de que se encontram com uma taxa de ocupação de 100% para a passagem de ano, sendo que os que ainda têm disponibilidade preveem esgotar nos próximos dias.
PUBLICIDADE
Carina Gomes salientou que a AHRESP transmitiu à autarquia que “esta grande afluência à nossa cidade se deve aos programas que os hotéis têm para a passagem de ano, bem como à dinamização feita pela Câmara Municipal para comemorar esta festividade”, sendo “unânime” que todos reconhecem que o investimento feito pela “pela Câmara Municipal para a dinamização destas festividades, desde a iluminação à animação, são uma grande mais-valia para a atração e satisfação dos turistas que nos visitam”.
A vereadora da Cultura e Turismo da CM Coimbra destacou a realização, pela autarquia, de vários eventos nesta época natalícia pelo sétimo ano consecutivo. Este ano, no dia 1 de dezembro, realizou-se uma grande festa de inauguração da iluminação de Natal, que levou milhares de pessoas à Baixa da cidade e que contou com a participação da Phartuna e de Bárbara Tinoco. Já a 6 de dezembro iniciou-se a programação de Natal, com a abertura ao público da pista de gelo natural, do carrossel parisiense e da árvore de Natal interativa que estão instalados no Terreiro da Erva.
De acesso gratuito, estes equipamentos funcionam no horário das 14h00 às 22h00 (nos dias úteis), aos fins de semana o horário é alargado iniciando às 11h00 e encerrando às 00h00. No dia 24 de dezembro funcionará das 11h00 às 17h00 e no dia de Natal das 15h00 às 20h00. Até 6 de janeiro, são vários os espetáculos de rua, concertos, teatro, dança, cinema, feiras, mercados, conferências, oficinas, workshops e tantas outras atividades para todos os públicos.
Mas antes disso, ainda falta a festa de Fim de Ano 2019. Coimbra despede-se de 2019 ao som d’Os Azeitonas e vai entrar em grande no novo ano ao som de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar. A CM Coimbra preparou, pelo sétimo ano consecutivo, uma grande festa onde espera atrair milhares de pessoas para dar as boas-vindas ao novo ano na Baixa da cidade. São quatro palcos, com animação musical para todos os gostos e a promessa de um espetáculo inesquecível, de 12 minutos, de fogo-de-artifício sobre o Rio Mondego. A entrada no evento é livre.
O investimento municipal nestes 37 dias de programação é de 526.542,76€ (IVA incluído), sendo que as maiores diferenças entre os anos de 2018 e de 2019 são na animação de Natal, com a festa de inauguração da iluminação; maior investimento no Terreiro da Erva, com Pista de Gelo Natural, Carrossel Parisiense e Árvore de Natal interativa; bem como na promoção, incluindo reforço nos órgãos de comunicação locais, regionais e nacionais; na iluminação festiva, que abrange novos locais, como toda a Av. Sá da Bandeira e a fachada da Câmara Municipal; e na logística do Fim de Ano, sobretudo em segurança.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.