Um fuzileiro português e dois cabo-verdianos sofreram na quarta-feira ferimentos ligeiros com uma microcarga explosiva durante um exercício na cidade da Praia, em Cabo Verde, anunciou a Marinha Portuguesa.
Segundo um comunicado da Marinha, durante a realização de um exercício, que ocorreu às 17:00 locais (18:00 em Lisboa), uma das microcargas explosivas utilizadas para criar um cenário tático não deflagrou quando foi acionada remotamente.
PUBLICIDADE
Após a conclusão do exercício e ultrapassado o “período de segurança previsto para este tipo de anomalia”, a equipa que preparou o cenário tático “seguiu os procedimentos no sentido de verificar e identificar eventual interrupção no circuito de fogo”.
“Durante essa verificação, a microcarga que estava enterrada no solo acabou por deflagrar, projetar areia e pequenas pedras, tendo atingido um fuzileiro português e dois fuzileiros cabo-verdianos, causando ferimentos ligeiros”, refere o documento.
Os três militares foram conduzidos ao hospital da cidade da Praia e estão em observação.
O exercício decorreu durante o Curso de Formação de Fuzileiros Navais da Guarda Costeira de Cabo Verde, na cidade da Praia (ilha da Santiago), no âmbito da cooperação no domínio da defesa.
You must be logged in to post a comment.