Coimbra

Jovem chef vai representar a Região de Coimbra em concurso europeu na Grécia

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 21-10-2019

O vencedor da etapa regional do concurso Young Chef Award, Bernardo Calvo, vai representar a Região de Coimbra na final europeia do concurso, que se realiza entre nos dias 22 e 24 de outubro, em South Aegean, na Grécia.

PUBLICIDADE

No European Young Chef Award (EYCA), o jovem chef de 18 anos, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, vai apresentar o prato “O Bacalhau, a Galega e o Alho”, que recria e inova a receita tradicional da consoada na região de Arganil, onde o jovem passava o Natal em criança. Para empratar a iguaria, o jovem vai utilizar um prato de cerâmica de Coimbra, feito por ele próprio durante um workshop oferecido pela Cerâmica Antiga de Coimbra – Restaurante Refeitro, o que vem conferir valor acrescentado à proposta do jovem chef, enriquecendo a narrativa em torno da sugestão gastronómica e criando memórias revestidas de História.

PUBLICIDADE

«A grande expetativa passa por defender a Região de Coimbra da melhor forma – sendo que será Região Europeia de Gastronomia 2021 – e, se possível, vencer o concurso. A promoção da região, a partilha e a aprendizagem são objetivos muito importantes. Será, de certeza, uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional», afirma Bernardo Calvo.

Esta edição do concurso, que vai escolher o jovem chef representante da Europa, é subordinada à dualidade da temática “Tradição e Inovação”: por um lado, procura realçar o valor da tradição no que concerne à preservação do receituário regional e das estórias e, por outro lado, o valor da inovação, enquanto fator de reforço das memórias e de contemporaneidade. Bernardo procura assim a construção de uma narrativa que possa valorizar o território, as comunidades, a cultura, as tradições e os produtos endógenos da Região de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O EYCA é promovido pelo International Institute of Gastronomy, Culture, Art and Tourism e reúne os finalistas dos concursos realizados nas regiões europeias, dando a oportunidade de apresentar as receitas tradicionais e inovar os pratos das regiões, privilegiando os produtos endógenos. No caso da Região de Coimbra, o Bacalhau a apresentar pelo jovem Bernardo, é patrocinado pela Lugrade, parceiro do programa “Região de Coimbra: Região Europeia de Gastronomia 2021”, candidatura promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, com o apoio do Programa Valorizar (Turismo de Portugal).

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE