Coimbra

Coimbra capital europeia do Kayak Polo. 500 atletas no Rio Mondego!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-08-2019

A cerimónia de abertura do Campeonato da Europa de Kayak Polo, prova que se realiza em Coimbra, no Rio Mondego, até ao próximo domingo, está agendada para o dia 28 de agosto de 2019, quarta-feira, às 18:00, no Parque Verde do Mondego (margem esquerda).

PUBLICIDADE

O Kayak Polo é um jogo coletivo, de contacto, que se pratica, um pouco por todo o mundo, há mais de 30 anos.

É um desporto dinâmico, com os jogos a poderem ser disputados em águas abertas (rios ou lagos) ou em piscinas, desde que tenham, no mínimo, 90 centímetros de profundidade.

PUBLICIDADE

Seleção Nacional Sub-21 Feminina

Cada equipa pode ter 5 jogadores em campo e 3 suplentes. As substituições são ilimitadas e podem ser efetuadas em qualquer momento.

Os jogos têm 20 minutos de duração, divididos por duas partes de 10 minutos, e são controlados por 2 árbitros, um de cada lado da área de jogo.

PUBLICIDADE

publicidade

Retangular, a área de jogo tem 35 metros de comprimento e 23 metros de largura.

Seleção Nacional Sub-21 Masculina

O objetivo do Kayak Polo, a exemplo da maioria dos desportos coletivos, é a marcação de golos na baliza adversária, que se encontransuspensa 2 metros acima da superfície da água.

A baliza tem 1 metro de altura e 1,5 metros de largura. As embarcações utilizadas são kayak curtos e achatados, com extremidades redondas. Em ambas as extremidades, é obrigatório o uso de uma esponja protetora contra impactos. É ainda obrigatório o uso de capacete, colete e saiote, além da indispensável pagaia.

Seleção Nacional Senior

No início de cada partida, as equipas estão alinhadas na sua linha de baliza.

O árbitro principal arremessa a bola para o centro do campo (ou a bola já está colocada no centro) e um jogador de cada equipa tenta obter a primeira posse de bola. A partir de então, ambas as equipas tentam marcar golos. A bola é geralmente passada à mão de jogador para jogador, podendo
também ser utilizada a pagaia para bloquear e movimentar a bola.

Um jogador que esteja com a posse da bola pode ser empurrado para a água com a mão, sendo também permitido o contacto com as embarcações adversárias. Um jogador não pode transportar a bola em cima do kayak e só pode manter a sua posse por 5 segundos, antes de a afastar de si, no mínimo, 1 metro.

Coimbra acolhe o Campeonato da Europa de Kayak Polo, reunindo 49 equipas seniores e de sub-21 de 18 países [masculinas e femininas].

Durante quatro dias, em quatro campos, vão ser disputados 188 jogos, que, além de definirem o campeão europeu, abrem também as portas para a qualificação do campeonato do mundo, competição em que a seleção lusa aspira participar nas categorias de seniores e sub-21 masculino.

Em Coimbra, vão competir 500 atletas, encontrando-se entre eles alguns dos melhores jogadores da Europa e do mundo, como são os casos do alemão Robert Pest, do italiano Luca Bellini e do espanhol Alejandro Gordo Herrero.

No setor feminino, destaque para as alemãs Caroline Sinsel e Elena Gilles, a italiana Roberta Catania, a francesa Nais Zanfini e as britânicas Prudence Blyth e Virginia Coyles.

Para o presidente da FPC, Vítor Félix, Coimbra foi a escolha óbvia para a realização do Campeonato da Europa de kayak polo, com um parceiro [Câmara de Coimbra] “à altura, habituada a acolher grandes eventos, e também o Clube Fluvial de Coimbra, parceiro fundamental, que nos últimos anos tem sido o clube a dominar o panorama nacional desta modalidade”.

O presidente do Fluvial de Coimbra, Rui Garcia, salientou que, nos últimos anos, tem sido o “grande clube” da modalidade, fornecendo vários atletas para a seleção.

O Campeonato Europeu de kayak polo é apoiado pelo município de Coimbra, que, segundo o vice-presidente Carlos Cidade, “acaba por ser a cereja no topo do bolo dos eventos desportivos que se têm realizado na cidade”.

“O ano de 2019 tem sido para Coimbra um ano de ouro relativamente a grandes organizações desportivas internacionais”, sublinhou o autarca, recordando que o impulso foi dado com a organização dos Jogos Europeus Universitários em 2018 e, de facto, as estruturas desportivas internacionais acabam por acolher e procurar Coimbra pelo “conforto que têm quanto à capacidade de organização”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE