Desporto

Porto e Benfica com ou sem Académica no Jamor?

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 02-01-2014

FC Porto e Benfica, que repartem a liderança da I Liga de futebol com o Sporting, tentam confirmar o favoritismo nas receções a Atlético e Gil Vicente, respetivamente, dos oitavos de final da Taça de Portugal.

PUBLICIDADE

Depois de terem afastado o Vitória de Guimarães, detentor do troféu, os “dragões” disputam o seu primeiro jogo de 2014 no sábado, diante do Atlético, 21.º e penúltimo classificado da II Liga.

Na última vez que se defrontaram, a formação da Tapadinha, então treinada por António Pereira, surpreendeu o FC Porto, que era comandado por Jesualdo Ferreira, por 1-0, na quarta eliminatória da edição de 2006/07 da Taça, graças a um golo solitário do brasileiro David da Costa.

PUBLICIDADE

Antes, os “azuis e brancos” já tinham derrotado o Atlético, por 2-1, também na quarta ronda da prova rainha do futebol nacional, em 2000, então com Capucho e Pizzi, agora treinador dos espanhóis do Valência, a assinarem os tentos portistas e Nelson a reduzir para os lisboetas.

O embate marcado para sábado, às 18:00, no Estádio do Dragão, vai “desempatar” este equilíbrio entre as duas equipas na competição, num encontro em que o FC Porto, 16 vezes vencedor da prova, parte claramente como favorito, e que antecede a receção do Benfica ao Gil Vicente.

PUBLICIDADE

publicidade

Depois de terem eliminado o Sporting da prova, os “encarnados”, recordistas com 24 troféus conquistados, recebem o Gil Vicente, que ocupa o oitavo lugar da I Liga depois de uma série de cinco jogos sem vencer, naquele que é o segundo encontro entre as duas equipas na prova, depois da vitória do Benfica por 1-0, nos quartos-de-final da edição de 1997/98.

O último embate entre as duas equipas em competições a eliminar remonta a abril de 2012, quando se defrontaram na final da Taça da Liga, com os lisboetas a levarem a melhor, em Coimbra, com um triunfo por 2-1, selado com os golos de Rodrigo e Saviola, amenizados pelo tento do “gilista” Zé Luís.

Além dos desafios dos dois líderes da I Liga, os oitavos de final da Taça de Portugal promovem os encontros entre Rio Ave e Vitória de Setúbal, também no sábado, às 17:00, e entre Sporting de Braga e Arouca, no domingo, a partir das 19:15, nos outros encontros entre clubes do primeiro escalão.

Paços de Ferreira, Marítimo, Estoril-Praia e Académica de Coimbra vão disputar o acesso aos quartos-de-final da prova frente a Penafiel, Desportivo das Aves, Leixões e Beira-Mar, respetivamente.

As equipas vencedoras nos jogos do fim de semana vão conhecer os adversários nos “quartos” na próxima quinta-feira, 09 de janeiro, quando vai ser sorteado o alinhamento dos embates dessa eliminatória e das meias-finais da 74.ª edição da competição, cuja final está marcada para 18 de maio.

Programa dos oitavos de final da Taça de Portugal:

– Sábado, 04 de janeiro:

Leixões (2L) – Estoril-Praia (L), 14:00.

Rio Ave (L) – Vitória de Setúbal (L), 17:00.

FC Porto (L) – Atlético (2L), 18:00 (Sport TV Live).

Benfica (L) – Gil Vicente (L), 20:15 (Sport TV1).

– Domingo, 05 de janeiro:

Beira-Mar (2L) – Académica (L), 15:00.

Marítimo (L) – Penafiel (2L), 15:00.

Paços de Ferreira (L) – Desportivo das Aves (2L), 15:00.

Sporting de Braga (L) – Arouca (L), 19:15 (Sport TV1).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE