Região

Coimbra acolhe lançamento do livro das últimas memórias do neurocirurgião João Lobo Antunes

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-05-2019

A sessão de lançamento do livro de memórias de João Lobo Antunes Um Neurocirurgião em Construção terá lugar no dia 30 de Maio de 2019, pelas 18:00, na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, na Avenida Dom Afonso Henriques, 39, em Coimbra.

PUBLICIDADE

É uma iniciativa da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos em colaboração com o RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a editora Gradiva e o Conselho Português para o Cérebro.

PUBLICIDADE

 

Apresentam o livro Domingos Coiteiro (Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia) e Miguel Guimarães (Bastonário da Ordem dos Médicos). A apresentação contará com a participação de António Freire (Conselho Português para o Cérebro) e Carlos Fiolhais (Director do Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra). Dará as boas vindas Carlos Cortes, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

PUBLICIDADE

publicidade

Cerca de dois anos e meio depois do falecimento do neurocirurgião João Lobo Antunes, a Gradiva publicou o livro que reúne as últimas memórias de um dos grandes nomes da Medicina e da cultura portuguesas e de um dos mais brilhantes ensaístas da sua geração.  

O livro Um Neurocirugião em Construção descreve o percurso que levou João Lobo Antunes a tornar-se cirurgião do cérebro começando pela sua infância em Benfica até ao seu regresso a Portugal, em 1984.

Para Guilherme Valente, editor da Gradiva e amigo do autor, Um Neurocirurgião em Construção «É um livro em que todas as frases, todas as palavras foram pensadas, com a inteligência e o saber finíssimos, a sensibilidade e grandeza de alma de um autor notável. Decidiu dizê-las, deixá-las escritas. E aqui estão. Um livro, o texto escrito, é o único registo perene da memória dum homem, da sua passagem pelo mundo, do seu olhar das coisas inumeráveis. São umas últimas memórias, repassadas pela grande mensagem de toda a obra e vida de João Lobo Antunes: o exemplo e o elogio de uma ética do trabalho, de auto-exigência. (…) O que sinto agora não é apenas o orgulho de publicar uma grande obra. É sobretudo satisfação por a ter publicado fazendo tudo como João Lobo Antunes quereria que eu fizesse»

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE