Coimbra

Haja judeus na Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 17-12-2013

A Universidade de Coimbra quer apresentar “produtos diferenciados” na área do turismo, como um roteiro para a comunidade judaica, no qual se incluirá consultas a uma bíblia judaica do século XV ou a documentos de Aristides de Sousa Mendes.

PUBLICIDADE

A instituição pretende potenciar a classificação de Coimbra como Património Mundial pela UNESCO, apresentando “novos produtos”, onde se inclui o roteiro virado para a comunidade judaica, que já valeu a apreciação de um rabi de Nova Iorque que visitou a universidade, afirmou à agência Lusa Luís Menezes, vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC).

Esse roteiro irá incluir, para além da bíblia, “que é um objeto único”, o acesso ao Arquivo e Biblioteca Geral da universidade, onde estão “documentos que interessam à comunidade judaica”, como os manuscritos, enquanto estudante da instituição, do diplomata Aristides de Sousa Mendes, que concedeu cerca de 10 mil vistos de entrada em Portugal a judeus, quando era cônsul em Bordéus, durante a Segunda Guerra Mundial.

PUBLICIDADE

Para além do foco na comunidade judaica, Luís Menezes explicou que a UC quer “atrair grupos de turistas diferentes, porque a universidade tem diferentes histórias para contar”.

Segundo o vice-reitor, está a ser recuperada a estufa do Jardim Botânico, para a ligar à visita ao Paço das Escolas – o percurso turístico geral -, assim como há a pretensão de “revitalizar o Museu Académico”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Tudo isto tem de ser feito em parceria com a Câmara de Coimbra”, sublinhou Luís Menezes, estando em perspetiva a criação de “um bilhete único”, que envolva, não só os espaços da universidade, mas também “o Museu Machado de Castro e o Portugal dos Pequenitos”, entre outros.

O turismo da cidade “tem de caminhar no sentido de uma estrutura global”, ao mesmo tempo em que se pretende “apresentar cada vez mais produtos específicos”, de modo a “cativar os turistas e a fixá-los mais dias na cidade e não apenas uma tarde”, frisou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE