Coimbra

Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil em destaque no Congresso Nacional Cientistas em Ação

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-05-2019

 

PUBLICIDADE

Os “cientistas em ação” da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital Tábua e Arganil voltaram à cidade de Estremoz e foram distinguidos com o 2º lugar e uma Menção Honrosa no Congresso Nacional que envolveu cerca de 240 alunos e professores dos ensinos básico e secundário e 24 escolas do País.  

PUBLICIDADE

Organizado pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em colaboração com o Município de Estremoz e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, o XIV Congresso Nacional “Cientistas em Ação”, que decorreu nos dias 2, 3 e 4 de maio, objetivou fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação de ideias empreendedoras à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica.

Neste concurso nacional, a criação de uma cidade eco sustentável exibida no projeto “Living On 21 Century”, apresentado por Francisco Borges, orientado e acompanhado pela docente Honorata Pereira, foi considerado o segundo melhor trabalho desenvolvido no ensino secundário, destacando-se também, o projeto “Teeth-Tec – Próteses Ecossustentáveis” que consiste na obtenção de sais de cálcio a partir de resíduos de casca de ovo, defendido pelas alunas Ana Rita Henriques e Rosa Abrantes, que mereceu uma Menção Honrosa. O conteúdo científico, a originalidade, a comunicação teórica e a apresentação experimental, foram os critérios que levaram o júri a esta distinção, posicionando, assim, a EPTOLIVA na melhor classificação entre todas as escolas profissionais do País. Para além destes, mais 5 projetos da autoria de 11 alunos estiveram em exposição neste concurso, atestando à EPTOLIVA a escola com maior representatividade de trabalhos empreendedores.

PUBLICIDADE

publicidade

Orgulhoso destes resultados, Daniel Costa, Presidente da Direção da ADEPTOLIVA, considera que “o reconhecimento nacional da qualidade dos projetos de ciência, empreendedorismo e inovação que a EPTOLIVA vai colecionando, é a prova inequívoca do sucesso e da estratégia pedagógica traçada pela Direção. A aquisição de uma cultura científica e técnica valorizada na realização de projetos científicos é hoje uma prioridade e uma metodologia fundamental na formação profissional e social dos alunos da EPTOLIVA. A EPTOLIVA continua a afirmar-se como exemplo de boas práticas na ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, conhecida e reconhecida a nível local, regional, nacional e europeu, pelo trabalho conjunto de professores, alunos e comunidade educativa. A EPTOLIVA é hoje uma escola diferente e diferenciadora que valoriza o verdadeiro ensino profissional.”

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE