Coimbra

Startup de Oliveira do Hospital levanta mais de um milhão de euros para expandir o negócio

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-03-2019

A Enging, startup portuguesa especialista em manutenção preditiva de ativos industriais, fechou uma nova ronda de investimento no valor de mais de 1,1 milhão de euros, que servirá para acelerar a sua estratégia de internacionalização.

PUBLICIDADE

publicidade

A Busy Angels, que mantém relação com a empresa de Oliveira do Hospital praticamente desde a sua fundação, reforça assim a sua posição e a confiança na solução desenvolvida e na equipa. Já a EDP Ventures faz o seu primeiro investimento na startup, que também já trabalhava diretamente com o grupo EDP.

A Enging surgiu com o objetivo de colocar no mercado soluções de manutenção preditiva diferenciadoras e que garantissem melhores resultados aos clientes. Com um algoritmo próprio, oferece uma solução que permite prever e identificar avarias em equipamentos industriais – motores e transformadores –, em tempo real e online.

Com presença em Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália e Brasil, onde trabalha com utilities (elétricas e águas), centrais nucleares e indústria petroquímica e de pasta de papel, a empresa quer agora cimentar presença em novas regiões: “Estamos com uma boa posição nos mercados onde estamos a operar, agora queremos explorar novas opções, já que as nossas soluções podem ser aplicadas a toda a indústria que contenha motores elétricos e transformadores. Este investimento vai permitir-nos acelerar a nossa operação comercial rumo à Região DACH (Alemanha, Suíça e Áustria) e à Índia, zonas muito fortes na indústria”, afirma Marco Ferreira, CEO e fundador da Enging.

O peso dos mercados externos é, atualmente, de 50% no volume de faturação da startup. A expectativa é que, este ano, o valor aumente para 60% e que, a longo prazo, atinja os 90%, não porque vá abandonar o mercado nacional, mas porque espera crescer fortemente em novos territórios.

A Busy Angels, que já tinha investido na Enging anteriormente reforça, agora, a sua aposta.

“Desde o nosso investimento em 2014 que a Enging tem tido um grau de adoção notável por parte dos seus exigentes clientes nacionais e internacionais. Além do voto de confiança que damos à equipa, pretendemos com este nosso reforço de investimento criar as condições para rapidamente colocarmos os produtos da Enging em mais mercados e mais clientes”, diz Francisco Ferreira Pinto, administrador executivo da Busy Angels.

A EDP Ventures, que gere um portefólio de mais de 70 milhões de euros, investiu agora um milhão de euros nesta empresa especializada em manutenção preditiva, que já trabalha com a EDP Distribuição desde a sua fundação. Luís Manuel, administrador da EDP Ventures, explica o investimento: “A EDP tem vindo a trabalhar nos últimos anos com a Enging na monitorização à distância de transformadores de potência das redes de distribuição da empresa. Os excelentes resultados mostram que a Enging está a transformar a monitorização deste tipo de ativos, através da sua plataforma de analítica, que recorre exclusivamente à análise de variáveis elétricas. Com esta tecnologia, a EDP consegue melhorar a gestão de ativos críticos e a qualidade do serviço aos clientes. Estamos muito entusiasmados com este investimento e vamos trabalhar com a equipa de gestão da Enging na internacionalização da empresa”.

A Enging nasceu no BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, em Oliveira do Hospital, em dezembro de 2011, mas só em 2015 começou a sua real operação comercial, tendo os primeiros anos sido dedicados ao desenvolvimento das suas soluções. Atualmente, tem escritórios em Coimbra, onde conta já com uma equipa de 16 elementos.