Coimbra

A Viagem junta o folclore local à dança contemporânea em Cantanhede

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-03-2019

No âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura’, o espetáculo ‘A Viagem’, da coreógrafa Filipa Francisco com a participação o Grupo Típico de Ançã, vai estar em cena no Complexo Desportivo de Febres, em Cantanhede, no dia 17 de março, domingo, às 17h00. A entrada é gratuita.

PUBLICIDADE

‘A Viagem’ é um projeto com a comunidade que coloca em diálogo e confronto a dança contemporânea com a dança tradicional. 

Em cada município onde se apresenta, Filipa Francisco procede a uma investigação sobre as danças tradicionais locais, o que confere variedade às apresentações, dependendo dos grupos que são convidados a participar.

PUBLICIDADE

A génese da união entre a arte popular e a arte contemporânea nasceu durante uma viagem a Ramalla, na Palestina, onde Filipa Francisco conheceu a Companhia de Dança Tradicional e Contemporânea El-Funoun. Desta experiência adveio a crença de que “a dança tradicional não tem como fatalidade permanecer à margem da modernidade, nem tão pouco a modernização passa pela anulação das tradições”.

‘A Viagem’ vai ser também ser apresentada emMiranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Penela, Figueira da Foz e Mealhada.

PUBLICIDADE

publicidade

‘Coimbra Região de Cultura’ é uma rede de programação patrimonial e cultural que vai implementar mais de 150 iniciativas nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE