Coimbra

Encontro Mundial junta em Coimbra 80 jovens pianistas de todo o mundo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-01-2019

O Coimbra World Piano Meeting, que decorre de 02 a 09 de fevereiro, vai juntar cerca de 80 jovens de diferentes países na cidade, onde vão dar concertos e aprender com professores de conservatórios e universidades internacionais.

PUBLICIDADE

A quarta edição do encontro conta com jovens com idades entre os 12 e os 35 anos de idade, que vêm de países como o Canadá, Venezuela, Taiwan, Hong Kong, Rússia, Coreia do Sul, França e Itália, sendo o maior contingente o do Japão, disse à agência Lusa Manuel Araújo, diretor da Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne que organiza o evento em conjunto com a Câmara de Coimbra.

Segundo o responsável, apenas 5% dos participantes são portugueses, tendo-se notado um crescimento do reconhecimento e interesse pelo encontro mundial de ano para ano, seja pelo número de participantes, de professores com interesse em ir até Coimbra, ou nas estruturas que querem colaborar.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O encontro junta um concurso que designa o melhor jovem pianista do evento, concertos quase diários em que os jovens podem participar e muitas horas de formação, referiu.

PUBLICIDADE

Nas formações, participam docentes de instituições como a prestigiada escola americana Juilliard, a Universidade de Calgary (Canadá), a Hochschule (Universidade/Escola Superior) de Hannover (Alemanha), a Universidade de Música de Tóquio (Japão), o Conservatório Piccinni di Bari (Itália) e a Universidade do Mozarteum Salzburg (Áustria).

O Encontro Mundial arranca com um concerto de abertura, protagonizado pelos jovens participantes, no Conservatório de Música de Coimbra, às 09:30.

No dia 06, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, haverá um concerto de provas finais do concurso pelos participantes, acompanhados pela Orquestra Filarmonia das Beiras, sendo que, no final, será anunciado o grande vencedor.

A 08 de fevereiro, dão um concerto no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal (Santarém), e o evento termina a 09, às 17:00, com um concerto dos participantes, acompanhados pela Orquestra Clássica do Centro, em que interpretam no Convento São Francisco de Coimbra obras de Carlos Seixas, Bach e Mozart.

Quase todos os dias, haverá concertos dos participantes, não apenas no Conservatório de Música de Coimbra, mas também no Museu Machado de Castro e no Seminário Maior de Coimbra.

Tirando o concerto de encerramento, todos os restantes são de entrada gratuita, explicou Manuel Araújo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE