Coimbra

Motoristas dos SMTUC contra imposição do mapa de férias

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-01-2019

Os motoristas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) estão contra o que dizem ser a imposição do mapa de férias anual por parte da empresa, disse hoje fonte da comissão de trabalhadores.

PUBLICIDADE

Em declarações à Lusa, Sancho Antunes, primeiro secretário da comissão de trabalhadores dos SMTUC, afirmou que a empresa “não tentou negociar e tentou impor o mapa anual” e que este impede os 286 motoristas da frota de gozarem férias de verão na segunda semana de julho, no mês de agosto e no primeira semana de setembro, “empurrando-os” para a primeira semana de julho e segunda de setembro.

“A primeira semana de julho e a segunda de setembro é inaceitável para quem tem filhos e família”, argumentou Sancho Antunes, referindo que a situação incide sobre os motoristas, mas não sobre os restantes trabalhadores, sendo que aquele serviço municipal tem cerca de 500 funcionários no total.

PUBLICIDADE

“Pretendemos os mesmos direitos, poder passar férias com a família. Todos os restantes trabalhadores escolhem, só os motoristas não têm direito a escolher”, acusou.

Sancho Antunes frisou que no ano passado a imposição da escala anual de férias foi ultrapassada com um acordo “aceite na altura”, acusando a empresa de, este ano, ter enviado aos motoristas um “mapa completamente diferente” do então aprovado, que, entre outras “imposições”, os deixa “cinco ou seis meses sem ter férias”, alegou.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não somos contra a escala de férias, somos contra a alteração da mesma sem falar com a comissão de trabalhadores”, enfatizou.

Após a realização hoje de um plenário sobre o tema, o representante dos trabalhadores acusou ainda o serviço de produção da empresa – à qual os motoristas pertencem – de tentar “iludir” o próprio conselho de administração dos SMTUC, que alegadamente e segundo Sancho Antunes “não sabia” da situação.

“E quando teve conhecimento ordenou ao serviço de produção que resolvesse a questão”, explicou.

Sancho Antunes disse, no entanto, existir uma informação do presidente do conselho de administração de que a resolução do diferendo será comunicada aos motoristas na sexta-feira e que esta vai ao encontro às pretensões dos trabalhadores dos transportes urbanos de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE