Coimbra

Coro Sinfónico Inês de Castro atua Teatro Gil Vicente

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 11-12-2018

Um concerto comemorativo do 70.º Aniversário da Carta dos Direitos Humanos das Nações Unidas pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, vai realizar-se na quinta-feira, às 21:30, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra.

PUBLICIDADE

O Coro Inês de Castro, que é o “único coro sinfónico residente da cidade de Coimbra”, associou-se à Assembleia da República e à Universidade de Coimbra naquelas comemorações, preparando para o seu tradicional Concerto de Natal uma apresentação da ‘Armed man’/Missa pela paz’, do compositor galês contemporâneo Karl Jenkins.

Esta obra coral e sinfónica, de “pendor assumidamente pacifista e ecuménico, baseia-se no texto da missa latina, à qual o compositor associou a canção popular medieval ‘L’ homme armé’ e outras referências da história de música, bem como textos de outras tradições religiosas e de grandes nomes da literatura”, refere uma nota do Coro Inês de Castro.

PUBLICIDADE

“Com as suas raízes nos dois grandes conflitos bélicos do século XX, esta missa da paz tem-se tornado uma das obras mais interpretadas neste início de século XXI”, tendo o Coro Inês de Castro tido a oportunidade de a apresentar, em maio, “juntamente com centenas de coralistas de todo o mundo”, no Concerto Comemorativo dos 100 anos do fim da Primeira Grande Guerra, no Royal Albert Hall de Londres.

O Coro Sinfónico Inês de Castro propõe-se assim “dedicar o seu Concerto de Natal ao documento universal que traduz os fundamentos éticos das modernas democracias”.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE