Coimbra

João Garcia Miguel apresenta em Coimbra adaptação de “A Casa de Bernarda Alba”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-11-2018
 

 

PUBLICIDADE

A companhia João Garcia Miguel apresenta, em Coimbra, uma adaptação de “A Casa de Bernarda Alba”, do espanhol Federico Garcia Lorca, num espetáculo que é também “uma metáfora acerca do mundo, da humanidade”.

O espetáculo é apresentado na quinta-feira, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), um palco familiar à companhia de Lisboa, que ali apresentou, em 2013, “As Barcas”, sobre Gil Vicente, no dia mundial do teatro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A peça, dirigida por João Garcia Miguel, assume-se como “uma metáfora acerca do mundo, da humanidade, da própria relação pessoal do encenador com as coisas, uma reflexão crítica sobre a clausura individual e coletiva”, refere o TAGV.

PUBLICIDADE

Partindo de “A Casa de Bernarda Alba”, peça teatral editada em 1936 que finaliza uma trilogia de dramas folclóricos de Federico Garcia Lorca, João Garcia Miguel estabelece um paralelo entre a época do escritor espanhol e a atualidade.

“As pessoas consideram que fecharem-se sobre si próprias, fecharem as suas casas, fecharem os seus países, fecharem as suas realidades, seria naquela época e será atualmente a melhor resposta para enfrentar os problemas que nos afligem – a insegurança, a falta de perspetivas para o futuro, a falta de esperança de que as coisas melhorem”, sublinha o encenador, citado na nota de imprensa do TAGV.

Assistindo a um regresso desse mecanismo de encerramento como resposta às crises, João Garcia Miguel considera que surge no texto “um grito surdo sobre a onda de fundo que envolve mais do que um país” e que leva as pessoas “a fecharem-se”.

A peça acaba por ser “um apelo à tolerância, à empatia, à compreensão e paciência para acolher o outro e a diferença, a nossa própria insegurança e medo”, refere a nota de imprensa.

Este texto teatral de Federico García Lorca, o último escrito pelo autor antes de ser vítima da guerra civil espanhola, fuzilado pelas forças falangistas, é um drama em três atos que decorre na casa fechada de Bernarda Alba, mãe de cinco filhas – Angústias, Madalena, Amélia, Martírio e Adela -, num pequeno povoado do interior de Espanha.

Bernarda Alba, uma matriarca dominadora, mantém as filhas em clausura, sob uma vigilância implacável, num luto obrigatório de anos, contra a vontade de todos, levando as tensões ao limite.

A peça é interpretada por Sean O’Callaghan, Annette Naiman, Paula Liberati e Duarte Melo.

O preço do bilhete custa entre cinco e sete euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE