A Praça 8 de Maio, na Baixa de Coimbra, vai ser palco no sábado de uma recriação histórica de vários momentos da 1.ª Grande Guerra Mundial e da participação portuguesa no conflito.
PUBLICIDADE
Pela Praça 8 de Maio, 15 atores, acompanhados pela Opus Ensemble, vão recriar vários momentos da participação portuguesa na 1.ª Grande Guerra Mundial, desde a convocatória dos mancebos à assinatura do armistício.
A iniciativa, organizada pela Fundação INATEL Coimbra em conjunto com a companhia Viv’Arte e a União das Freguesias de Coimbra, vai decorrer às 11:00, e terá a duração de cerca de hora e meia.
Segundo o diretor da Fundação INATEL Coimbra, Bruno Paixão, a representação teatral começa com a convocatória dos mancebos, prosseguindo-se a despedida dos familiares.
A guerra nas trincheiras, as cartas que os militares portugueses escreviam aos familiares sobre a frente de guerra, o regresso dos soldados feridos e a assinatura do armistício são outros dos episódios retratados neste espetáculo, referiu o responsável, que falava à agência Lusa no final da conferência de imprensa que decorreu hoje de manhã.
Durante a recriação, é ainda retratada a chegada dos caixões daqueles que morreram, a entrega das insígnias aos familiares dos soldados falecidos e o hino nacional.
A iniciativa é de entrada livre, tendo sido um desafio lançado pela companhia Viv’Arte à direção distrital da Fundação INATEL por “Coimbra ter sido um local muito emblemático da saída dos portugueses para a primeira Grande Guerra”, explanou.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.