Coimbra

Nuno Freitas apresenta moção de Censura a Manuel Machado

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-11-2018

O PSD Coimbra vai apresentar uma Moção de Censura ao executivo socialista da Câmara Municipal de Coimbra na próxima Assembleia Municipal que decorrerá em Novembro para aprovação do Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) da CMC para 2019.

PUBLICIDADE

Intitulada “Coimbra está mais pequena”, a Moção de Censura é o último e mais forte recurso para confrontar o poder político socialista com uma estratégia errada de desenvolvimento económico e social do concelho, num flagrante incumprimento das promessas eleitorais a que “nem o aeroporto internacional de Coimbra escapa”.

Em comunicado enviado a NDC, o PSD destaca a ausência de projectos estruturantes em Coimbra e o reiterado autismo político do PS em relação às propostas das restantes forças políticas, sem qualquer diálogo sério sobre a estratégia da cidade.

PUBLICIDADE

O “abandono completo dos parques empresariais e ausência de política de atractividade para fixação de novas empresas – casos do parque empresarial de Eiras, do iParque e da plataforma logística de Souselas ou a uma ausência de uma estratégia integrada de reabilitação urbana da Baixa e do Centro Histórico, com uma execução anormalmente baixa de projectos e obras”, estão no topo da criticas da estrutura liderada por Nuno Freitas. 

O PSD também lamenta o vazio de novas soluções de mobilidade inteligente e de uma nova visão para os transportes públicos, com a agravante da exclusão de Coimbra dos passes sociais
gratuitos propostos pelo Governo no OE 2019 para as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto; a inexistência de uma equilibrada rede municipal de Educação que configure soluções partilhadas entre os estabelecimentos públicos, privados e sociais no Município, nomeadamente em Cernache, Souselas e Lordemão, com grave prejuízo para os estudantes e para as famílias e a ausência de investimentos relevantes nacionais com colaboração municipal – desde logo, na fábula política do aeroporto internacional de Coimbra – bem como em equipamentos fundamentais como a nova Maternidade de Coimbra, o novo Palácio da Justiça, a Estação Intermodal de Coimbra-B, a Escola Secundária José Falcão ou o novo estabelecimento prisional de Coimbra”.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a concelhia de Nuno Freitas, a “apresentação da Moção de Censura foi já comunicada ao Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Luís Marinho”.

O PSD irá também apresentar e dialogar com todas as forças políticas com assento na Assembleia Municipal de Coimbra sobre esta matéria e a ausência de uma estratégia comum para Coimbra.

O partido diz que reuniu de emergência ontem a sua Comissão Política Concelhia, equipa de Vereadores e todos os membros da Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia, tendo decidido avançar com a Moção de Censura.

“Com este Orçamento e Plano 2019 chegamos a meio do mandato com Coimbra mais pequena e mais atrasada”, frisou Nuno Freitas.

“Coimbra mais pequena só interessa ao partido socialista mas não melhora a vida de ninguém – agora ou de futuro!”, rematou o líder social democrata.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE