Coimbra

Miranda do Corvo e Neufchâteau encerram comemorações dos 20 anos de geminação

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-10-2018

 

PUBLICIDADE

Uma comitiva mirandense, encabeçada pelo Presidente da Câmara Miguel Baptista, deslocou-se recentemente a Neufchâteau, em França, para encerrar as comemorações do 20º aniversário do acordo de geminação.

PUBLICIDADE

A viagem englobou, no primeiro dia, uma visita à associação de formação profissional da área do mobiliário (AFPIA) e uma cerimónia na Associação Portuguesa de Neufchâteau, onde foi descerrada uma placa onde são recordados os 20 anos da parceria com o concelho de Miranda do Corvo.

O segundo dia começou com animação de rua por parte do Rancho Folclórico de Godinhela e a inauguração de um busto de Fernando Pessoa, feito por Pedro Figueiredo, e que foi oferecido pelo município mirandense a Neufchâteau. A sessão teve lugar no centro da praça com o nome do escritor português e contou, ainda, com a declamação de um poema e a interpretação de dois temas musicais com poemas deste autor pelo grupo “Tertúlia do Fado de Coimbra”. Antes de almoço, a comitiva portuguesa foi recebida oficialmente no município de Neufchâteau.

PUBLICIDADE

publicidade

A tarde do segundo dia de visita contou ainda com a inauguração de uma exposição de fotos sobre Portugal no Centro de Artes local, seguido de um espetáculo de variedades com grupos e convidados que viajaram de Miranda do Corvo. A abertura coube ao grupo “Tertúlia do Fado de Coimbra” – todos os elementos têm ligação ao concelho. Depois, o ex-presidente da câmara, Jorge Cosme, brindou os presentes com alguns “fados de Coimbra”. O ex-autarca foi o responsável pela geminação em 1997.

A fadista Laura Moita, a declamação de poesia por José Carvalho, o acordeonista “Rouxinol da Serra”, o Rancho Folclórico da Godinhela e o grupo “Ús Sai de Gatas” subiram ao palco do centro de artes local. O segundo dia de comemorações culminou com a realização de um jantar comemorativo onde marcaram presença cerca de uma centena de pessoas.

O terceiro dia da comitiva mirandense ficou marcado pela realização de uma cerimónia religiosa onde foi entregue, de forma simbólica, as chaves da vila francesa ao novo bispo da diocese local.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE