Coimbra

Proibido entrar no Choupal até meados de novembro!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-10-2018

A Mata Nacional do Choupal vai permanecer fechada ao público nas próximas três semanas, disse hoje o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.

PUBLICIDADE

Miguel Freitas adiantou aos jornalistas, em Coimbra, que a Mata do Choupal foi atingida em 40% da sua extensão à passagem da tempestade Leslie, no sábado.

PUBLICIDADE

“Com recursos próprios”, declarou, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) conseguirá “fazer o trabalho” de limpeza e recuperação do Choupal, junto ao rio Mondego, devastado pelo furacão.

Neste espaço verde, com uma área que ronda os 80 hectares, o furação derrubou ou danificou elevado número de árvores, algumas seculares e de grande porte, além de ter causado outros prejuízos materiais.

PUBLICIDADE

publicidade

O acesso dos cidadãos à mata de Coimbra, onde “o trabalho vai ser faseado”, vai manter-se interdito por razões de segurança até à primeira quinzena de novembro para permitir uma intervenção de remoção de madeira, ramos e outros detritos deixados pelo temporal.

“Esta é mais uma contrariedade para a floresta portuguesa” e matas nacionais, disse Miguel Freitas, que salientou também os estragos provocados pelo Leslie em propriedades particulares.

O governante falava aos jornalistas durante uma visita à Mata do Choupal, num programa que incluiu uma reunião com dirigentes e trabalhadores nas instalações do ICNF.

No Choupal, “há perdas irrecuperáveis”, incluindo “algumas árvores notáveis que não se voltarão a ver”, disse Miguel Freitas.

“É preciso olhar para o futuro”, defendeu, perante um grupo de técnicos superiores e outros trabalhadores do ICNF.

Na mata de Coimbra, “o objetivo principal é abrir os principais trilhos” para que os cidadãos possam retomar a sua fruição na primeira quinzena de novembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE