Coimbra

Azereiro é a planta do mês de Setembro no Parque Biológico da Serra da Lousã

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-09-2018

O azereiro, também conhecido como loureiro de Portugal, é a espécie eleita para espécie do mês no Parque Biológico da Serra da Lousã.

PUBLICIDADE

 

Esta árvore ou arbusto apresenta uma copa ampla e muito ramificada que pode atingir dos 3 aos 8 metros de altura. É frequentemente confundida com o loureiro dado a parecença entre as suas folhas. Ambos pertencem a uma floresta muito antiga, a floresta Laurissilva, que ao longo do tempo foi desaparecendo.

O azereiro ocorre em três sub-espécies: Prunus lusitanica ssp lusitanica (continente), Prunus lusitanica ssp azorica (Açores) e Prunus lusitanica ssp hixa (Madeira). Como o próprio nome indica, é uma espécie autóctone, ou seja, que é originária do nosso território. A sua presença estende-se das Beiras ao Minho e a Trás-os-Montes. Devido ao desaparecimento da floresta Laurissilva e do seu carácter autóctone é uma espécie que se encontra inserida na lista de espécies ameaçadas.

PUBLICIDADE

Apresenta floração no mês de Maio, com flores fragrantes agrupadas em cachos alongados de cerca de 30 flores. A maturação dos frutos prolonga-se até ao final do Verão sendo que, apesar de comestíveis, não devem ser ingeridos em grandes quantidades. São bastantes atrativos para espécies passeriformes como alimentação mas também como local de nidificação.

O azereiro tem um interesse ornamental e científico devido a ser uma relíquia do passado, autóctone e com grande valor ecológico na sua capacidade de adaptação ao meio.

PUBLICIDADE

publicidade

No parque biológico são plantados vários exemplares desta espécie todos os anos.

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE