Durante os meses de verão são muitas as festas organizadas pelos 19 municípios da região de Coimbra. De junho a setembro, música para todos os gostos é levada à população por vários artistas, muitos deles de renome. Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia de covid-19, a população saiu à rua para celebrar as tradicionais festas de verão.
O Notícias de Coimbra quis perceber se os artistas que percorreram a região durante os últimos meses foram sempre os mesmos, ou se a oferta foi variada.
Logo no início de junho, o Município de Miranda do Corvo foi o primeiro a fazer a festa com a ExpoMiranda, e contou com a presença dos artistas nacionais Diogo Piçarra, Syro e Anjos.
PUBLICIDADE
António Calvário e Cuca Roseta animaram a Festa de Artesanato, Gastronomia e Agricultura do Município da Mealhada. Já no São João da Figueira da Foz estiveram Augusto Canário, Tony Carreira, Miguel Gameiro, Mónica Sintra e Sons do Minho.
Na Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, que contou com um cartaz pensado para todos os gostos, estiveram presentes o rapper Aragão, o espanhol Zzoilo e os artistas nacionais Dino D’Santiago, Tony Carreira, Carlão, Jimmy P e José Cid. Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, Gipsy Kings by Diego Baliardo, Mariza e os internacionais Mary N e Mc Pedrinho foram também cabeças de cartaz. Chico da Tina, Profjam, Gavin James e o DJ Kura atraíram os visitantes nos últimos dias do evento que terminou com a atuação dos portugueses Xutos & Pontapés. Esta edição ultrapassou o objetivo inicial de 400 mil visitantes.
O São João da Lousã, a maior feira anual do concelho contou com a atuação do Grupo de Fados “Amanhecer” e da Banda Anarkia. Tiago Neto & Paulo Fragoso, Ponto & Vírgula, Tio Jel e Remember Tributo 80 & 90 foram alguns dos artistas convidados. Toy, David Carreira e Fernando Daniel foram as principais atrações desta edição que, segundo o presidente do Câmara Municipal Luís Antunes, “ultrapassou as expetativas e contou com uma adesão massiva do público a todos os momentos”.
As Festas de Santa Cristina, em honra da padroeira de Condeixa, contaram com a animação de Bárbara Bandeira, Toy, os conimbricenses Quatro e Meia e Sara Ribeiro, David Fonseca, Sede Bandida. O grupo português The Gift atuou na terceira noite e bateu o recorde de visitantes.
As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022 receberam Cuca Roseta, Áurea, Jorge Palma, André Sardet e Vitorino. Também Samuel Úria, Miguel Araújo, Carolina Deslandes e Amigo Zeca com Salvador Sobral e Cristina Branco. Os Supertramp – Time to Tramp e a brasileira Mallu Magalhães também se juntaram à festa.
A Festa das Associações, da Gastronomia e do Artesanato de Penacova, que pela primeira vez decorreu entre os dias 14 e 17 de julho, teve como protagonistas os HMB, Maninho, Ruizinho de Penacova, P*ta da Loucura, Remember, Mesa para Cinco e Rock n’ Riders.
As Festas de São Tomé, em Mira, uma das celebrações mais conhecidas na região, atraindo todos os anos milhares de pessoas, tiveram como atrações HI-FI, Julinho KSD, Herman José e Diogo Piçarra.
As festas do concelho de Góis decorreram de 8 a 20 de agosto. Neste evento os visitantes encontraram a feira das tasquinhas, animação de DJ’s e vários concertos. O grupo 7 Saias, o cantor Rui Veloso e FF foram os artistas de renome a marcar presença neste certame que é tradicionalmente finalizado pela concentração Motard de Góis.
Já na Festa das Associações e da Juventude de Mortágua, com o seu principal palco na Praça do Município, atuaram Marta Ren e Day Tay, num evento que contou ainda com a participação de Capicua, DeadWaters, Carlão, Cordas Partidas, Sara Correia e Paulo de Carvalho.
A Poiartes, Feira de Vila Nova de Poiares, que junta o artesanato, gastronomia, caprinicultura, mostra agrícola, comercial e industrial terminou com o espetáculo de Piruka. Do cartaz deste festival fizeram ainda parte nomes como NOBLE, Bárbara Tinoco, Lucas & Matheus JR. e AGIR.
Rumando ao lado Este do distrito de Coimbra decorreram as festas do concelho de Pampilhosa da Serra. Tiago Silva, Sons do Minho, Carlão, Luís António e Emanuel foram alguns dos intérpretes convidados a atuar nesta festividade.
Durante setembro as celebrações continuaram. Montemor-o-Velho recebeu Matias Damásio, Miguel Gameiro, Toy, Sónia Costa, a figueirense Adelaide Sofia, o rapper Plutonio, The Black Mamba e Bárbara Bandeira. No último dia, o palco da Feira do Ano recebeu os concertos de Avô Cantigas e de Sons do Minho.
A FATACIS – Feira de São Mateus de Soure teve os Calema como cabeças de cartaz dos espetáculos musicais, Nena e Miguel Gameiro também subiram ao palco.
O concelho de Arganil realizou a 39.ª Ficabeira – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e Feira do Mont’Alto, que contou, este ano, com cerca de 90 expositores. Este certame contou com muita animação. Herman José com a Associação Filarmónica de Arganil, Toy, Carminho, Virgul.
No final de setembro, as festas de São Miguel regressaram a Penela com música, expositores e tasquinhas. Bárbara Tinoco, Tony Carreira e Augusto Canário foram as principais atrações.
A Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua (FACIT) foi cancelada devido a um corte financeiro de 572 mil euros nas transferências do Orçamento do Estado, bem como devido ao aumento de preços em consequência da guerra na Ucrânia.
Com isto, o Notícias de Coimbra conseguiu apurar que, apesar de a oferta ser variada e existir música para todos os gostos, alguns artistas são mais procurados.
Toy, autor do famoso «Coração não tem idade», marcou presença em quatro certames da região, nomeadamente, nas festas do São João da Lousã, nas festas de Santa Cristina, em Condeixa, na EXPOH, em Oliveira do Hospital e na FICABEIRA, em Arganil.
Carlão também foi um dos mais requisitados, tendo atuado na Expofacic, em Cantanhede, nas festas de Pampilhosa da Serra e nas Festa das associações e Festa da Juventude de Mortágua.
Tony Carreira, que canta a célebre música «Sonhos de Menino», esteve presente no famoso São João da Figueira da Foz, nas Festas de São Miguel, em Penela, e na Expofacic.
Já Miguel Gameiro, vocalista da banda Pólo Norte, esteve presente em Montemor-o-Velho, no São João da Figueira da Foz e na Feira de São Mateus de Soure.
Bárbara Tinoco, conhecida por «Chama não atendida» e «Outras Línguas», esteve em Vila Nova de Poiares e nas Festas de São Miguel, em Penela.
Diogo Piçarra, autor dos temas de sucesso «Tu e Eu», «Paraíso» e «Sorriso», marcou presença nas Festas de São Tomé, em Mira, e também na ExpoMiranda.
Cuca Roseta pisou o palco do FESTAME, na Mealhada, e das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel.
Augusto Canário, conhecido por todo o país por ser uma referência da cultura popular minhota, pisou o palco do São João da Figueira e das Festas de São Miguel em Penela.
PUBLICIDADE