Primeira Página

900 mil euros para 233 ações culturais nas Terras da Chanfana (com videos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-07-2021

São cerca de novecentos mil euros para a cultura até 2022 nos quatro concelhos das Terras da Chanfana: Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares. “Artes à Rua”, “Do xisto à chanfana vai um mundo” e “Entre Deus e o diabo – o sagrado e o profano”, são os três programas de cultura em rede hoje apresentados no Hotel Palácio da Lousã e que integram 15 projetos culturais, com 233 atividades.

PUBLICIDADE

“A cultura e a criatividade são essenciais para a recuperação” considerou hoje a diretora Regional de Cultura do Centro, na apresentação da programação, onde agradeceu aos municípios por escolherem a cultura para dar um impulso social e económico ao território.

Susana Menezes disse, perante autarcas e agentes culturais que há nestes projetos de cultura em rede uma “preocupação profunda na capacitação das estruturas culturais” já existentes no território. Realçou ainda o papel do regresso das atividades culturais na vertente  de “retoma social”, depois de tanto tempo a “sermos encerrados em nós próprios e sofremos com o isolamento”.

PUBLICIDADE

publicidade

Luis Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã, disse que é cada vez mais importante a vertente intermunicipal do trabalho em rede e acentuou que a programação para além de criar atratividade junto de quem visita o território é “fundamental para criar oferta cultural para quem reside nestes municípios”.

Cristina Tadeu, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, disse valorizar ainda mais as candidaturas aprovadas depois de assistir à descrição do programa efetuada por Gonçalo Martelo, da empresa Suggestus – Inovação para o Desenvolvimento.

PUBLICIDADE

O financiamento global dos três programas é de 897.557,44 euros, comparticipado a 100 por cento pelo Centro 2020, que na Região Centro já aprovou mais de 18 milhões de euros em candidaturas.

Veja tudo sobre o programa cultural Terras da Chanfana nos diretos do Notícias de Coimbra.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE