Saúde

9 sinais de cancro (frequentemente) ignorados

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 11-07-2023

Só a palavra cancro já assusta. Mas é por isso que devemos estar atentos aos possíveis sinais e empenhados em detetar o mais cedo possível.

PUBLICIDADE

O tempo faz muitas vezes a diferença no combate ao cancro. O Vida Ativa divulgou 9 sinais que são frequentemente ignorados:

1.Perda súbita de peso: É um sinal bastante frequente, pois 40% dos pacientes com cancro perdem peso rapidamente antes ou durante o período do diagnóstico e 80% dos pacientes perdem peso repentinamente em estágios avançados.

PUBLICIDADE

“Uma perda de peso inexplicável de 10 quilos ou mais pode mesmo ser o primeiro sinal de cancro. Isso ocorre com maior frequência no cancro do pâncreas, estômago, esófago ou pulmão”, explica o Vida Ativa.

2. Infeções ou febres recorrentes: A febre persistente e prolongada pode indicar cancro, como linfoma.

PUBLICIDADE

publicidade

3. Hemorragias: Sangue nas fezes pode ser um sinal de cancro no intestino, e sangue na urina pode ser um resultado de cancro nos rins ou bexiga.

4. Dificuldade em engolir: No caso do cancro da garganta ou cancro do esófago, podem existir problemas ao engolir ou sentir que há um alimento no peito ou garganta que se agrava ao longo do tempo.

5. Cansaço extremo: É normal ter períodos de cansaço, mas sentir um cansaço extremo ou uma sonolência incontrolável que impede a vida normal é um sinal de alarme que precisa de assistência médica para ser apurada a causa, alerta o Vida Ativa.

6. Tosse persistente: Aquela que dura três semanas ou mais, não deve ser ignorada – especialmente se é fumador. A tosse intensa ou prolongada pode ser sinal de bronquite crónica, mas também é um dos sinais de cancro de pulmão.

7. Urina: Incapacidade ou dificuldade em iniciar ou parar o fluxo de urina sugere uma necessidade mais frequente de urinar, principalmente à noite.

8. Alterações na pele: Pele mais escura (hiperpigmentação), pele e olhos amarelados (icterícia), pele avermelhada (eritema), prurido (comichão) e crescimento excessivo do cabelo.

9. Manchas brancas: Se surgiram dentro da boca ou na língua podem ser leucoplasias (placas brancas na boca). Leucoplasia é uma doença pré-cancerígena causada pela irritação frequente. Muitas vezes, é causada pelo tabagismo. Se não for tratada, a leucoplasia pode dar origem a cancro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE