Educação

9 Alunos da Universidade de Coimbra distinguidos no Concurso da Rede Campus Sustentável

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-07-2021

A Rede Campus Sustentável, rede de cooperação entre pessoas de mais de 35 instituições do ensino superior nacionais e internacionais, lançou no passado dia 1 de abril de 2021 a 1.ª edição do concurso ligado à sustentabilidade “From Linear to Circular Ideas”.

PUBLICIDADE

O objetivo do concurso, realizado de forma online, foi mobilizar a comunidade científica e os seus alunos para aprenderem e refletirem sobre o que é a Economia Circular e como se podem mudar os paradigmas na nossa sociedade e indústria para a sua concretização. O concurso também permitiu estimular o interesse pela investigação, motivar nos alunos o espírito científico, o desejo da descoberta e da resolução de problemas globais, neste caso ligados à Sustentabilidade.

O projeto idealizado pelo Grupo de Trabalho de Economia Circular, da Rede Campus Sustentável, contou com parceria da Universidade de Coimbra, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e do Universidade Tecnológica Federal do Paraná para a organização do concurso. Houve também a colaboração de entidades reputadas nas suas áreas de atuação: Associação Smart Waste Portugal, Associação Natureza de Portugal, Delta Cafés, Entogreen, Intraplás, Soja de Portugal e Circular Economy Portugal foram instituições parceiras igualmente envolvidas no projeto.

PUBLICIDADE

Na primeira fase do concurso foram admitidas 30 ideias, de 144 participantes de cerca de 20 Instituições do Ensino Superior, localizadas em 14 cidades de Portugal e Brasil. Analisando as ideias a concurso foi possível agrupá-las em três grandes áreas: Valorização e Gestão de Resíduos (73,3%), Ferramentas Informáticas (20%) e Educação para a Sustentabilidade (6,7%).

Na segunda fase, cinco equipas foram escolhidas e ocorreram sessões de mentoria e de formação com os parceiros e colaboradores do concurso, abordando temas como: a aplicabilidade da economia circular, modelos de negócios, como fazer um pitch, logística, gestão de parceiros, estratégia go-to-market, inovação social, entre outros tópicos.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia 26 de junho ocorreu o evento online para a atribuição das premiações.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE