Educação

800 escolas abrem para filhos de trabalhadores essenciais

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 24-12-2021

O Ministério da Educação (ME) informou hoje que 800 escolas do continente estarão abertas durante as duas “semanas de contenção” da pandemia de covid-19 para filhos de trabalhadores essenciais e fornecimento de refeições a crianças beneficiárias de ação social.

PUBLICIDADE

Numa nota, o ME revela que, entre 27 e 30 de dezembro e entre 03 e 07 de janeiro, estará em funcionamento uma rede de escolas de acolhimento com cerca de 800 instituições de ensino, “dando resposta a filhos ou outros dependentes de trabalhadores essenciais e a crianças e jovens sinalizados pelas CPCJ” (Comissões de Proteção de Crianças e Jovens).

Segundo o Governo, estas escolas também estão abertas para “fornecimento de refeições a alunos beneficiários da Ação Social Escolar ou que necessitem deste apoio”.

PUBLICIDADE

A lista das escolas disponíveis para acolhimento destas crianças está disponível em https://www.dgeste.mec.pt/index.php/destaque_1/escolas-de-referencia-para-acolhimento-2/

O Governo decretou uma série de medidas de contenção da pandemia a partir das 00:00 de sábado e até dia 09 de janeiro, devido ao aumento de casos de covid-19.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre estas medidas está o teletrabalho obrigatório, o encerramento de creches e Ateliês de Tempos Livres (ATL) e dos bares e discotecas.

Limitação da lotação nos estabelecimentos comerciais a uma pessoa por cada cinco metros quadrados, testes negativos obrigatórios para frequência de estabelecimentos turísticos e alojamento local, assim como em casamentos, batizados, eventos empresariais, espetáculos culturais e recintos desportivos (salvo decisão da Direção-geral de Saúde), são outras das medidas.

Estão proibidos ajuntamentos na via pública com mais de 10 pessoas na passagem do ano, assim como consumo de bebidas alcoólicas na rua. Na noite da Consoada e na noite da passagem do ano é também obrigatório um teste negativo para acesso a restaurantes, casinos e festas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE